
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Araujo, Rosane Cardoso de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música | - |
| Autor(es): dc.creator | Guariente, Liane Cristina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:05:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:05:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-08-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-08-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/35748 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/35748 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo geral para esta dissertação foi investigar na prática do grupo coral - o Coral CEIC de Curitiba - aspectos que o pudessem caracterizar como uma comunidade de prática musical em ambiente específico. Por meio do delineamento metodológico do Estudo de Caso, foram coletados dados em campo que oportunizaram material de compreensão dos conceitos e elementos descritos por Wenger (1998) e Lave e Wenger (1991). O reconhecimento da constituição da comunidade - o domínio, a comunidade e a prática - e a observação dos processos característicos desta prática, ou seja, os interesses compartilhados pelo grupo (prática compartilhada) a construção das relações de aprendizagem (aprendizagem situada), e os níveis de participação dos membros do grupo, foram processos que nortearam as análises neste texto e fundamentaram a observação do campo empírico. Os resultados deste estudo revelam a contribuição que o conceito de comunidade de prática traz para a compreensão das situações de ensino, aprendizagem e experiência estética, vivenciadas num contexto comunitário. Palavras-Chave: comunidade de prática musical; prática coral; educação musical | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dissertações | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Canto coral | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Coros (Musica) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Musica - Instrução e estudo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Musica e sociedade | - |
| Título: dc.title | Comunidade de prática musical | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: