Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Passos, Fernando de Camargo, 1964- | - |
Autor(es): dc.contributor | Bernardi, Itiberê Piaia | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Varzinczak, Luiz Henrique, 1991- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:28:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:28:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/35694 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/35694 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Fernando de Camargo Passos | - |
Descrição: dc.description | Coorientador: Itiberê Piaia Bernardi | - |
Descrição: dc.description | Monografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O objetivo do presente estudo foi testar através de modelos nulos os padrões de coocorrência entre espécies de morcegos em uma região de Mata Atlântica e se interações competitivas poderiam ser apontadas como um fator estruturando essas comunidades. Dados de 10 comunidades da região do Lagamar foram tabulados em matriz binária de presença-ausência. Duas métricas foram utilizadas para quantificar os padrões de coocorrência: C-score, que calcula o padrão de segregação entre as espécies, e V-Ratio, que calcula a covariância entre as espécies entre os locais. Os algoritmos que mantém o somatório das linhas fixo foram adotados. As análises foram divididas entre todas as espécies e posteriormente separadas para morcegos frugívoros e insetívoros. As análises foram realizadas com o software EcoSim através de 5000 randomizações. Para testar se interações competitivas poderiam atuar sob o tamanho populacional das diferentes espécies, dados de abundância foram tabulados e testados através de programa CoOccurrence pelas métricas CA e AA com 1000 randomizações. Devido ao viés de amostragem favorecer as capturas de morcegos frugívoros, para dados de abundância, apenas dados de espécies desta guilda foram utilizados. Para todas as análises foi adotado o nível de significância de 0,05. Para dados de presença-ausência, nenhum dos resultados de C-Score mostrou um padrão diferente daquele que seria esperado ao acaso. No caso de V-Ratio, três resultados indicaram associação não aleatória entre os pares de espécies. Nas análises com dados de abundância, nenhum desvio do que seria esperado ao acaso foi observado para as duas métricas. Apesar de uma das métricas para presença-ausência ter demonstrado resultados significativos, não há evidências de que interações competitivas possuam um papel central na estruturação das comunidades estudadas. A grande diversificação ocorrida neste grupo, bem como fatores ambientais e filogenéticos, podem contribuir para a coexistência das espécies de morcegos. No caso das análises com dados de abundância, o viés do método de amostragem pode interferir na verificação dos verdadeiros padrões ecológicos das comunidades. Desta forma, dados de presençaausência podem fornecer um panorama mais confiável acerca dos padrões de coocorrência entre espécies de morcegos. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader | - |
Palavras-chave: dc.subject | Morcego | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ecologia | - |
Título: dc.title | Análise por modelos nulos dos padrões de coocorrência e abundância entre espécies de morcegos em uma região de Mata Atlântica | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: