Análise da percepção do professor sobre conservação da natureza no ensino fundamental das escolas municipais de Campo Largo - PR

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndriguetto Filho, José Milton, 1961--
Autor(es): dc.contributorBruel, Betina Ortiz-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorOlivares Flores, Gonzalo Javier, 1987--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:34:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:34:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-26-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-26-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/35691-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/35691-
Descrição: dc.descriptionOrientador: José Milton Andriguetto Filho-
Descrição: dc.descriptionCoorientadora: Betina Ortiz Bruel-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionResumo : A necessidade de efetuar esforços destinados à proteção, conservação e uso sustentável da diversidade biológica passou a ser definida como uma prioridade global, principalmente pela constatação da existência da "sociedade de risco", na qual os indivíduos se confrontam com os danos causados pela sociedade industrial. Essa constatação pode conduzir a uma reflexão sobre os valores e as ações que os sujeitos possuem frente ao meio ambiente. O estudo da percepção ambiental, nesse contexto, pode se tornar uma ferramenta importante da educação ambiental e um subsídio para os órgãos responsáveis pela elaboração das políticas ambientais, pois, permite compreender como os sujeitos dessa sociedade adquirem conhecimento e são sensibilizados sobre as questões ambientais. Atores fundamentais nesse processo são os professores do Ensino Fundamental, agentes primários na formação de processos cognitivos dos alunos. Porém, parece haver graves deficiências na percepção que os próprios professores possuem sobre meio ambiente e conservação. O presente trabalho objetivou avaliar a percepção ambiental dos professores do ensino fundamental da rede pública de Campo Largo, Paraná. Espera-se que os resultados contribuam para o planejamento e execução de cursos de formação de professores em conservação da natureza no marco do projeto Condomínio da Biodiversidade, realizado pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental – SPVS.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationExigências do sistema: Adobe Acrobat Reader-
Palavras-chave: dc.subjectConservação da natureza-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas de escolas municipais-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção-
Título: dc.titleAnálise da percepção do professor sobre conservação da natureza no ensino fundamental das escolas municipais de Campo Largo - PR-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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