
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Andriguetto Filho, José Milton, 1961- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Bruel, Betina Ortiz | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Olivares Flores, Gonzalo Javier, 1987- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:34:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:34:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/35691 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/35691 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: José Milton Andriguetto Filho | - |
| Descrição: dc.description | Coorientadora: Betina Ortiz Bruel | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A necessidade de efetuar esforços destinados à proteção, conservação e uso sustentável da diversidade biológica passou a ser definida como uma prioridade global, principalmente pela constatação da existência da "sociedade de risco", na qual os indivíduos se confrontam com os danos causados pela sociedade industrial. Essa constatação pode conduzir a uma reflexão sobre os valores e as ações que os sujeitos possuem frente ao meio ambiente. O estudo da percepção ambiental, nesse contexto, pode se tornar uma ferramenta importante da educação ambiental e um subsídio para os órgãos responsáveis pela elaboração das políticas ambientais, pois, permite compreender como os sujeitos dessa sociedade adquirem conhecimento e são sensibilizados sobre as questões ambientais. Atores fundamentais nesse processo são os professores do Ensino Fundamental, agentes primários na formação de processos cognitivos dos alunos. Porém, parece haver graves deficiências na percepção que os próprios professores possuem sobre meio ambiente e conservação. O presente trabalho objetivou avaliar a percepção ambiental dos professores do ensino fundamental da rede pública de Campo Largo, Paraná. Espera-se que os resultados contribuam para o planejamento e execução de cursos de formação de professores em conservação da natureza no marco do projeto Condomínio da Biodiversidade, realizado pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental – SPVS. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conservação da natureza | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de escolas municipais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Percepção | - |
| Título: dc.title | Análise da percepção do professor sobre conservação da natureza no ensino fundamental das escolas municipais de Campo Largo - PR | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: