Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Renato da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Clínica Cirúrgica | - |
Autor(es): dc.creator | Maluf Junior, Ivan | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:59:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:59:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-09-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-09-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/35671 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/35671 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Introdução: A retração cicatricial devido à exposição óssea em palatoplastias é a principal causa de constrição da maxila. Técnicas modernas de palatoplastia objetivam minimizar os efeitos cicatriciais, mediante a redução da exposição da área óssea. Objetivo: Avaliar o efeito do descolamento mucoperiosteal palatal no desenvolvimento transversal da maxila por meio da comparação entre a incisão mínima lateral e a manutenção de áreas laterais de exposição óssea para incisão relaxadora (semelhante técnica de von Langenbeck). Métodos: Estudo experimental, amostra aleatória, em que foi realizada a moldagem da arcada dental de 14 porcos, em dois momentos (com um mês de vida - pré-operatória e com cinco meses de vida - pós-operatória). Não houve perda de animais no estudo. Os animais foram divididos em três grupos: Grupo 1 (cinco animais), submetido à incisão lateral do palato para descolamento mucoperiosteal e manutenção da exposição óssea; Grupo 2 (cinco animais), submetido ao descolamento mucoperiosteal palatal com acesso lateral sem exposição óssea; Grupo 3 (quatro animais), grupo controle, não submetido a procedimentos cirúrgicos. As medidas das arcadas dentais foram comparadas entre os grupos para avaliar diferenças no desenvolvimento do diâmetro transversal da maxila. Resultado: O Grupo 1 apresentou maior restrição do crescimento transverso da maxila (aumento do diâmetro transverso de 36%) quando comparado aos Grupos 2 (aumento do diâmetro transverso de 56%) e 3 (aumento do diâmetro transverso de 59%). Os Grupos 2 e 3 apresentaram desenvolvimento maxilar transverso semelhantes, sem diferença estatística. Conclusão: O descolamento palatal exclusivo sem as incisões relaxadoras laterais não causa alteração do crescimento transversal da maxila, diferentemente das incisões relaxadoras que restringiram em 20% o crescimento maxilar. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fissura palatina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Maxilar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Face | - |
Palavras-chave: dc.subject | Palato | - |
Título: dc.title | Avaliação do crescimento maxilar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: