Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hummelgen, Ivo Alexandre, 1963- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Física | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Rafael | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:23:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:23:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-07-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-07-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/35639 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/35639 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Em geral, nanopartículas de carbono mostram uma baixa dispersão em solução aquosa, por causa da hidrofobicidade. Esta característica gera algumas dificuldades para a produção de distribuições homogêneas de partículas em matrizes poliméricas. Uma dispersão não homogênea de partículas em uma matriz polimérica leva à formação de um filme com diferenças nas características físicas no âmbito microscópico. Isto impõe sérias limitações, causando uma ampla dispersão nos desempenhos de dispositivos equivalentes produzidos nas mesmas condições, diminuindo a reprodutibilidade. No presente trabalho obteve-se uma dispersão mais homogênea de esferas de carbono não dopadas, esferas de carbono dopadas com nitrogênio e esferas de carbono dopadas com boro, usando brometo de hexadeciltrimetilamonio (CTAB) como surfactante. Esta dispersão foi utilizada em um compósito, o qual foi aplicado a um sensor de pressão hidrostática, obtendo um dispositivo simples de alto desempenho e mostrando-se promissor devido ao baixo custo de fabricação, boa reprodutibilidade e sensitividade, por intervalo de variação de pressão de até 0,068 kPa-1 no caso de esferas de carbono não dopadas. Neste trabalho, foi realizado uma comparação entre o desempenho de três diferentes concentrações de esferas de carbono obtendo-se o melhor desempenho para 15 mg/mL de esferas de carbono não dopadas. E na última parte desta dissertação, fezse uma curta análise da dependência do sensor com a humidade do ambiente e propôsse uma maneira para melhorar o dispositivo. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações | - |
Título: dc.title | Esferas de carbono dispersas em matriz de álcool polivinílico e aplicação em sensores de pressão | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: