Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Márcia Carla Pereira, 1964- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Curso de Graduação em Direito | - |
Autor(es): dc.creator | Hilst, Pedro Eduardo de Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:03:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:03:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/35634 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/35634 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Marcia Carla Pereira Ribeiro | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Jurídicas, Curso de Graduação em Direito | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O trabalho examina a correlação entre a prevenção e o combate à corrupção com o compliance. Analisa alguns efeitos da corrupção na sociedade e no mercado, destacando os benefícios de uma postura anticorrupção para toda a sociedade e os benefícios de uma conduta ética nos negócios para as empresas, os quais justificam os custos de um programa de compliance. Foram objeto de estudo as ações internacionais contra a corrupção, protagonizadas por Organizações e Bancos de Desenvolvimento Internacionais Multilaterais e por organizações não ligadas ao Poder Público, como a Câmara de Comércio Internacional e a Transparência Internacional, bem como o papel das pessoas comuns nesse cenário. Também foi analisada a legislação anticorrupção brasileira que se encontra no Código Penal e na recém-promulgada Lei 12.846/2013 e a legislação estadunidense, com enfoque no temido Foreign Corrupt Practices Act, cujas determinações e pesadas sanções podem alcançar, dependendo da situação, empresas brasileiras ou empresas no Brasil. Por fim, pretende-se demonstrar como uma empresa, internamente, por meio de um eficiente programa de compliance, pode se ver - e assim ser percebida pelos stakeholders - segura e integra, minimizando os riscos atrelados à reputação e o risco legal/regulatório. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Corrupção | - |
Título: dc.title | Anticorrupção e compliance | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: