Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bacellar Filho, Romeu Felipe, 1946- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Curso de Graduação em Direito | - |
Autor(es): dc.creator | Marinho, Marco Antonio Nishida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:36:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:36:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/35629 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/35629 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Romeu Felipe Bacellar Filho | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Jurídicas, Curso de Graduação em Direito | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho trata do instituto da Prescrição no Processo Administrativo Disciplinar caracterizado pela perda do direito de punir do Estado pelo decurso de tempo, em razão do seu não exercício dentro do prazo previamente fixado em Lei. A Prescrição Disciplinar trata de questão de ordem pública, podendo ser alegada pelo Acusado ou declarada de ofício pela Administração, e tem como efeito a extinção da Punibilidade do Agente Público. O Processo Disciplinar não pode ter persecução por tempo indeterminado, sendo necessário apresentar regras claras sobre a prescrição da pretensão punitiva em relação ao servidor público. Devido a sua previsão constitucional, a Prescrição Disciplinar é princípio o que afasta a possibilidade de haver a imprescritibilidade das infrações administrativas. A imprescritibilidade impossibilita a ampla defesa e viola direito à segurança jurídica do agente público. No entanto, seu conceito e aplicação é bastante controvertido, havendo necessidade de haver discussões doutrinárias e jurisprudenciais que levam ao aprimoramento do instituto na esfera administrativa disciplinar. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prescrição (Direito administrativo) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo administrativo | - |
Título: dc.title | A prescrição no processo administrativo disciplinar | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: