
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Leonardo, Rodrigo Xavier, 1975- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Curso de Graduação em Direito | - |
| Autor(es): dc.creator | Serial, Jéssica de Oliveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:42:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:42:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/35610 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/35610 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Rodrigo Xavier Leonardo | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Jurídicas, Curso de Graduação em Direito | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Dada as diversas modificações sofridas pelo instituto do contrato ao longo do tempo, surgem novas categorias contratuais ou, para aqueles conjuntos de características que assim não podem ser chamados, doutrinas contratuais, revelando novas tendências contemporâneas. Neste contexto, em que os ditames modernos são relativizados, encontram-se os contratos dito relacionais, cujos aspectos estão em consonância com os atuais valores que formam a nova base contratual, a exemplo da boa-fé objetiva. A proximidade é tanta que a própria natureza jurídica dos contratos relacionais é impedida de ser denominada de categoria autônoma, pois carece de um corpo de normas distintos. Entendida, portanto, como uma teoria dos contratos, com um reconhecimento incipiente na doutrina e jurisprudência avistada no ordenamento jurídico brasileiro, ressaltam-se a duração a longo prazo, a cooperação, a solidariedade, a comunidade, a incompletude, dentre outras características. Especificamente, o presente estudo analisa o contrato de previdência privada sob a ótica relacional, demonstrando a importância de interpretar a relação jurídica à luz de uma teoria que mais se aproxima desta, sob pena da aplicação do direito não condizer com a realidade social enfrentada pelos contratantes. Como resultado da pesquisa, verificou-se que a consideração de determinados contratos como relacionais, com destaque ao contrato previdenciário, protege a relação de dependência criada entre as partes em virtude de sua longa duração, com a ressalva de que determinada teoria não pode ser imposta a todas as relações contratuais indistintamente. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Previdência privada | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Contratos | - |
| Título: dc.title | O contrato de previdência privada sob o enfoque relacional | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: