
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Matos, Ana Carla Harmatiuk, 1973- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Curso de Graduação em Direito | - |
| Autor(es): dc.creator | Copi, Lygia Maria | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:16:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:16:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/35549 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/35549 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Ana Carla Harmatiuk Matos | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Jurídicas, Curso de Graduação em Direito | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O modo de lidar com a morte foi alterado em razão do advento dos progressos científicos na seara médica e, em virtude disso, a morte usualmente é considerada como inimiga e como sinônimo de fracasso. Deste modo, a tendência é o prolongamento exagerado da vida dos pacientes terminais, mediante terapias que apenas adiam a morte e que acarretam dor e sofrimento, mesmo que muitas vezes este não seja o desejo dos doentes. Neste contexto, o testamento vital figura como importante instrumento de dignificação e humanização do processo de morrer, uma vez que permite aos pacientes em estado terminal, em momento em que se encontrem com lucidez, a escolha quanto às terapias a que desejam se submeter no eventual período em que estejam sem consciência. A vontade expressa no testamento de vida deve ser seguida tanto pela equipe médica quanto pela família do doente, mesmo que represente possível encurtamento do ciclo vital. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Eutanásia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Doentes terminais | - |
| Título: dc.title | Testamento vital : a atuação na busca pela morte digna e humanizada dos pacientes terminais | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: