A iconografia dos vasos panatenaicos de Atenas entre 566 a.c e 320 a.c.

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Autor(es): dc.contributorGarraffoni, Renata Senna, 1974--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História-
Autor(es): dc.creatorMartins, Camilla Miranda, 1989--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:45:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:45:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/35529-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/35529-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª Drª Renata Senna Garraffoni-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba, 04/04/2014-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionLinha de pesquisa: Intersubjetividade e pluralidade-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta dissertação é fruto da interdisciplinaridade entre a história, a arqueologia e os estudos visuais, que desenvolvemos a partir da necessidade multidisciplinar para se estudar as figurações da cerâmica panatenaica. Tratam-se de cenas as quais nos mostram de um lado da ânfora uma imagem esportiva e do outro uma mitológica com a deusa Atena Promachos. Ao estudar essas figurações, nossa pesquisa tem por intuito realizar uma história com imagens. Analisamos treze vasos gregos datados do período entre 566 e 320 a.C., advindos das competições atenienses, do Festival das Panateneias. O nosso objetivo principal é de interpretar seus esquemas figurativos de forma conjunta. Como objetivos específicos, pretendemos pensar: 1) a respeito da importância do diálogo entre essas três disciplinas; e 2) como a ânfora panatenaica pode ser um objeto de memória. Para tanto, nossa abordagem compreende as figurações dessa cerâmica como parte do imaginário social grego e entende esses objetos por meio do conceito de cultura visual.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The aim of this master dissertation is to discuss an interdisciplinary approach to Panathenaic ceramics. Regarding this proposal, I shall explore theoretical frames considering history, archeology and visual studies to study the amphoras' sides. The Panathenaic amphora have to main scenes: sports image in one side and the mythological goddess Athena Promachos in the other side. I have sellected thirteen Greek vases dating from 566 to 320 BC for a case study, all of them are part of the Athenians competitions, the Panathenaic Festival. My main goal is to interpret thess figurative schemes together and discuss: 1) the importance of dialogue among these three disciplines for a better understading of the amphoras and 2) argue as panathenaic amphora can be a understood as memory artifact. Though, the main issue is consider these ceramic as Greek social imaginary and part of its visual culture.-
Formato: dc.format136f : il., algumas color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectDissertações - História-
Palavras-chave: dc.subjectArqueologia e história-
Palavras-chave: dc.subjectHistoria antiga-
Palavras-chave: dc.subjectVasos gregos-
Palavras-chave: dc.subjectCeramica grega-
Palavras-chave: dc.subjectIdolos e imagens-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Título: dc.titleA iconografia dos vasos panatenaicos de Atenas entre 566 a.c e 320 a.c.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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