Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Garraffoni, Renata Senna, 1974- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Camilla Miranda, 1989- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:45:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:45:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/35529 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/35529 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profª Drª Renata Senna Garraffoni | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba, 04/04/2014 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Linha de pesquisa: Intersubjetividade e pluralidade | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta dissertação é fruto da interdisciplinaridade entre a história, a arqueologia e os estudos visuais, que desenvolvemos a partir da necessidade multidisciplinar para se estudar as figurações da cerâmica panatenaica. Tratam-se de cenas as quais nos mostram de um lado da ânfora uma imagem esportiva e do outro uma mitológica com a deusa Atena Promachos. Ao estudar essas figurações, nossa pesquisa tem por intuito realizar uma história com imagens. Analisamos treze vasos gregos datados do período entre 566 e 320 a.C., advindos das competições atenienses, do Festival das Panateneias. O nosso objetivo principal é de interpretar seus esquemas figurativos de forma conjunta. Como objetivos específicos, pretendemos pensar: 1) a respeito da importância do diálogo entre essas três disciplinas; e 2) como a ânfora panatenaica pode ser um objeto de memória. Para tanto, nossa abordagem compreende as figurações dessa cerâmica como parte do imaginário social grego e entende esses objetos por meio do conceito de cultura visual. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The aim of this master dissertation is to discuss an interdisciplinary approach to Panathenaic ceramics. Regarding this proposal, I shall explore theoretical frames considering history, archeology and visual studies to study the amphoras' sides. The Panathenaic amphora have to main scenes: sports image in one side and the mythological goddess Athena Promachos in the other side. I have sellected thirteen Greek vases dating from 566 to 320 BC for a case study, all of them are part of the Athenians competitions, the Panathenaic Festival. My main goal is to interpret thess figurative schemes together and discuss: 1) the importance of dialogue among these three disciplines for a better understading of the amphoras and 2) argue as panathenaic amphora can be a understood as memory artifact. Though, the main issue is consider these ceramic as Greek social imaginary and part of its visual culture. | - |
Formato: dc.format | 136f : il., algumas color. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arqueologia e história | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historia antiga | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vasos gregos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ceramica grega | - |
Palavras-chave: dc.subject | Idolos e imagens | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Título: dc.title | A iconografia dos vasos panatenaicos de Atenas entre 566 a.c e 320 a.c. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: