
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Moura, Mauricio Osvaldo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação | - |
| Autor(es): dc.contributor | Muschner, Valeria Cunha | - |
| Autor(es): dc.creator | Leivas, Peterson Trevisan | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:08:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:08:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-07-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-07-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/35416 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/35416 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Determinar qual o papel dos processos que atuam na estruturação de comunidades biológicas é uma das questões centrais em ecologia de comunidades. Nesse contexto, os ambientes insulares tem um papel importante porque fornecerem perspectivas fundamentais de padrões de riqueza, reunião e da estrutura de comunidades biológicas. O objetivo da tese foi esclarecer a ação e contribuição relativa dos fatores bióticos e abióticos na formação, composição e organização espaço temporal de comunidades de anuros em áreas continentais e insulares do Brasil. Assim, a tese está estruturada em três capítulos com as perguntas direcionadas a cada escala espacial de análise pertinente. O Capítulo I tem como objetivo determinar como os fatores associados ao espaço e ao tempo influenciam na organização e manutenção das comunidades de anuros de uma área insular e continental em pequena escala espacial. Os Capítulo II e III abordam escalas de análises maiores de tal forma que o Capítulo II teve como objetivo determinar a composição e características de estrutura das comunidades continentais e insulares de anuros e o Capítulo III teve como objetivo determinar os padrões de riqueza e se comunidades de anuros em ilhas são subgrupos de comunidades continentais em ambientes costeiros no Brasil. Para responder as questões dos Capítulos I e II foram realizadas amostragens em campo entre os anos de 2010 e 2013 em áreas insulares e continentais no litoral do estado do Paraná. Para as análises do Capítulo III foi condicionada uma base de dados através de revisão bibliográfica da composição das comunidades de anuros do litoral dos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Os resultados indicam que independente da localização (ilha ou continente) em pequena escala a atividade temporal das comunidades é influenciada pelo clima (temperatura e precipitação) e a composição de espécies é relacionada com as características de habitat em cada local. Em escalas maiores, a riqueza de espécies das comunidades continentais é superior a riqueza de ilhas e a riqueza de espécies das ilhas varia com a área da ilha, mas não com a distância do continente. Além de menor riqueza, as ilhas tem menor diversidade devido ao maior grau de dominância quando comparada ao continente. Embora a riqueza e, portanto, a composição sejam diferentes, nossos resultados indicam que a ocupação do espaço pelas espécies é o mesmo, independente da posição da comunidade (se continental ou insular) devido a reunião das comunidades estar relacionada a dispersão/extinção (aninhada). As comunidades são aninhadas, sendo que grande parte das espécies que ocorrem no continente ocorrem em ilhas e a composição das comunidades dos estados do Paraná e de São Paulo são mais similares entre si (continentais e insulares) quando comparadas com a composição das comunidades de anura do Rio de Janeiro. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Anuro | - |
| Título: dc.title | Estruturas de comunidade de anuros em ilhas | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: