Indicadores de disponibilidade e uso de TIC's nos CEEBJA's de Curitiba

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorWildauer, Egon Walter-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação-
Autor(es): dc.creatorLangner, Rosane Ortiz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:25:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:25:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2014-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/35413-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/35413-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho apresenta, por meio de indicadores, a situação da disponibilidade e o uso das TIC's oferecidas à Educação de Jovens e Adultos dos Centros Estaduais de Educação para Jovens e Adultos - CEEBJA's de Curitiba e avalia quais TIC's apoiam a gestão escolar, como são utilizadas nas práticas pedagógicas pelos docentes, e qual impacto de seu uso para os estudantes dos CEEBJA's. Discorre sobre o uso das TIC's na Educação e os Programas em Tecnologia e Informação e Comunicação em específico Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO) e Programa Paraná Digital (PRD), como aborda também a importância do gestor escolar na apropriação dessas tecnologias. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com definição de amostra não probabilística por conveniência de 305 elementos entre gestores, docentes e estudantes, com levantamento dos dados realizado pela aplicação de questionários nos CEEBJA's de Curitiba, buscando o entendimento a respeito da disponibilidade e uso das TIC's, segundo a ótica de docentes, gestores e estudantes. A pesquisa foi realizada em cinco CEEBJA's de Curitiba. Verificou-se que existe a disponibilidade das TIC's nos CEEBJA's pesquisados que o maior desafio se encontra na manutenção e qualidade das TIC's. Observou-se que o quesito "pesquisa na Internet" obteve a maior taxa em relação ao uso nas práticas pedagógicas, tanto no planejamento pedagógico dos docentes quanto na estratégia de aprendizagem utilizada com os estudantes; verificou-se também, sob a ótica dos gestores, que não existe influência das TIC's na evasão de estudantes.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectDissertações-
Título: dc.titleIndicadores de disponibilidade e uso de TIC's nos CEEBJA's de Curitiba-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.