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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Flavio de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico | - |
Autor(es): dc.creator | Quintella Junior, Osvaldo Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:05:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:05:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-07-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-07-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/35342 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/35342 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho tem como objetivo verificar a magnitude do retorno privado da educação em relação ao seu retorno social como forma de analisar a importância dos investimentos públicos na educação. Para o cálculo do retorno privado foi utilizada a base de dados do CENSO 2010. O método de Heckman foi utilizado para o cálculo do retorno privado da educação. Para o cálculo do retorno social foram utilizados dados municipais do tipo cross-section. Os dados das variáveis PIB percapita, população residente e capital residencial foram obtidos a partir do endereço eletrônico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e os dados da variável que mensura o nível de capital humano foram obtidos da base de dados do CENSO 2010. Foi utilizado ainda o método de regressão quantílica com o objetivo de mostrar a disparidade, crescente de acordo com o nível de renda dos municípios, entre o retorno social e privado da educação. Os resultados do presente estudo indicam que existem evidências de que o retorno social da educação é superior ao seu retorno privado. O impacto do aumento de uma faixa de estudo é de, aproximadamente, 6% e 30 % no retorno privado e no retorno social da educação, respectivamente. Ou seja, se o indivíduo conclui uma das faixas de educação a sua renda individual aumenta em, aproximadamente, 6% e a renda agregada aumenta em 30%. Os resultados mostram que, dado a presença de externalidades positivas é justificável a intervenção pública nos investimentos em educação. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações | - |
Título: dc.title | Retornos privados versus retornos sociais da educação no Brasil, um estudo empírico dos municípios brasileiros a partir dos dados do censo 2010 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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