Retornos privados versus retornos sociais da educação no Brasil, um estudo empírico dos municípios brasileiros a partir dos dados do censo 2010

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Flavio de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico-
Autor(es): dc.creatorQuintella Junior, Osvaldo Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:05:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:05:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-07-02-
Data de envio: dc.date.issued2014-07-02-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/35342-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/35342-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho tem como objetivo verificar a magnitude do retorno privado da educação em relação ao seu retorno social como forma de analisar a importância dos investimentos públicos na educação. Para o cálculo do retorno privado foi utilizada a base de dados do CENSO 2010. O método de Heckman foi utilizado para o cálculo do retorno privado da educação. Para o cálculo do retorno social foram utilizados dados municipais do tipo cross-section. Os dados das variáveis PIB percapita, população residente e capital residencial foram obtidos a partir do endereço eletrônico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e os dados da variável que mensura o nível de capital humano foram obtidos da base de dados do CENSO 2010. Foi utilizado ainda o método de regressão quantílica com o objetivo de mostrar a disparidade, crescente de acordo com o nível de renda dos municípios, entre o retorno social e privado da educação. Os resultados do presente estudo indicam que existem evidências de que o retorno social da educação é superior ao seu retorno privado. O impacto do aumento de uma faixa de estudo é de, aproximadamente, 6% e 30 % no retorno privado e no retorno social da educação, respectivamente. Ou seja, se o indivíduo conclui uma das faixas de educação a sua renda individual aumenta em, aproximadamente, 6% e a renda agregada aumenta em 30%. Os resultados mostram que, dado a presença de externalidades positivas é justificável a intervenção pública nos investimentos em educação.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectDissertações-
Título: dc.titleRetornos privados versus retornos sociais da educação no Brasil, um estudo empírico dos municípios brasileiros a partir dos dados do censo 2010-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.