InCoP

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSánchez García, Laura, 1957--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática-
Autor(es): dc.creatorTrindade, Daniela de Freitas Guilhermino-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:36:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:36:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2014-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/35261-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/35261-
Descrição: dc.descriptionResumo: O surdo não consegue estabelecer as relações sociais utilizando uma linguagem falada/oral, pois, a sua identidade cultural e a sua forma de expressão se traduzem de maneira principalmente visual. Os surdos querem ser respeitados como comunidade cultural bilíngue, para terem a sua identidade legitimada. Assim, é importante fornecer ferramentas computacionais que considerem as necessidades e peculiaridades destas comunidades a fim de minimizar as barreiras de comunicação e promover a inclusão social e o acesso ao conhecimento. O presente trabalho estuda o processo de criação do conhecimento em uma Comunidade de Prática (CoP) em torno do domínio da Libras (Língua Brasileira de Sinais) formada por surdos e não-surdos. As observações permitiram determinar alguns aspectos, que foram compilados e apresentados como um framework conceitual para apoiar o design de ambientes colaborativos virtuais de cultivo à CoP inclusivos aos surdos. A inclusão, neste contexto, implica, principalmente, em garantir a possibilidade de mediação de um intérprete para a comunicação. As interações por meio de atividades colaborativas mediadas pelo computador têm significativa importância para a formação humana e social e podem contribuir para a construção do conhecimento e da identidade do surdo. No presente trabalho, foram analisados alguns ambientes virtuais colaborativos projetados e desenvolvidos especialmente para os surdos. Como estes ambientes ainda apresentam algumas limitações, buscou-se identificar as especificidades necessárias à garantia de acessibilidade para os surdos em ambientes mistos. Isto posto, foi criada e cultivada uma CoP por meio de reuniões colaborativas, de forma a fornecer um ambiente de interação que permitisse aos seus participantes colaborarem em prol de um objetivo comum. A partir da investigação e de alguns modelos de colaboração e aprendizagem foi proposto um framework conceitual, denominado InCoP, buscando dar mais um passo em direção à criação de ambientes computacionais acessíveis e inclusivos de apoio à construção social do conhecimento. Com o intuito de verificar a sua aplicabilidade, o InCoP apoiou o desenvolvimento de uma ferramenta para Videoconferência que considera os aspectos mais significativos e críticos para promover a interação entre surdos e não-surdos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Título: dc.titleInCoP-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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