Análise das medidas de desempenho do serviço de atendimento móvel de urgência e emergência de Curitiba-Paraná utilizando cenários alternativos na determinação de divisões geográficas de atendimento

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Autor(es): dc.contributorCosta, Deise Maria Bertholdi, 1969--
Autor(es): dc.contributorSiqueira, Paulo Henrique-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia-
Autor(es): dc.creatorPavanelli, Alessandra Memari-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:53:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:53:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2014-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/35260-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/35260-
Descrição: dc.descriptionResumo: O acesso ao serviço de saúde de boa qualidade se reflete numa sociedade desenvolvida e satisfeita. Nos Serviços de Atendimento Emergencial (SAE) móvel, a satisfação está diretamente relacionada ao menor tempo de resposta, ou seja, menor tempo transcorrido desde um chamado até a chegada de um veículo ao local de atendimento. Visando melhorias nesse tipo de serviço, o objetivo deste estudo foi o de criar uma nova metodologia de análise do SAE móvel. O presente trabalho utilizou o modelo hipercubo de filas juntamente com uma nova metodologia baseada no Ant Colony Optimization (ACO), que neste caso tem a finalidade de gerar átomos independentes. O modelo hipercubo de filas tem por essência fornecer medidas de desempenho para cada cenário sugerido pelo pesquisador. Com isso, no intuito de analisar as configurações desse sistema de atendimento médico, foram implementados cenários alternativos quanto a divisão geográfica da cidade bem como horários diversos de congestionamento ao longo do dia. Para cada cenário proposto, calcularam-se algumas medidas de desempenho tais como workload dos veículos, tempo de atendimento às vítimas, tempos de viagens dos veículos, fração de atendimento, dentre outras. Essas medidas de desempenho foram analisadas e comparadas entre si. Para ilustrar a aplicação do modelo proposto, foi implementado um estudo de caso de uma empresa de atendimento de urgência e emergência da cidade de Curitiba-PR. Os resultados mostraram que o modelo é adequado para este tipo de serviço. Constatou-se, ainda, que as mudanças propostas no algoritmo baseado no ACO apresentaram cenários cujos resultados nas medidas de desempenho mostraram significativas reduções nos tempos de resposta.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Título: dc.titleAnálise das medidas de desempenho do serviço de atendimento móvel de urgência e emergência de Curitiba-Paraná utilizando cenários alternativos na determinação de divisões geográficas de atendimento-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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