Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vianna, Carlos Roberto, 1958- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Henrique Cristiano Thomas de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:32:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:32:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/35244 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/35244 | - |
Descrição: dc.description | Cotém um CD-Rom com anexos | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Defesa: Curitiba, 14/12/2013 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Apresenta-se uma descrição de como a Modelagem Matemática é apresentada por autores brasileiros que tratam do tema no contexto da Educação Matemática. Para isso, fez-se previamente um levantamento de livros e artigos determinando quais dessas publicações desenvolveram discussões referentes ao processo de Modelagem Matemática. O trabalho encaminha uma discussão sobre os diversos esquemas de como a modelagem é representada pelos autores e, identificando-se as "semelhanças de família" existentes (ou não) nesses diversos esquemas, propõem-se esquemas-síntese. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Presenting a description of how Mathematical Modeling is presented by Brazilian authors who discuss the theme in the Mathematics Education context. For it, a collection of books and articles was previously done, determining which ones of these publications developed discussions in regards to the process of Mathematical Modeling. This work leads on a discussion about the various designs of which modeling is represented by the authors and identifies the "family similarities" existing (or not) in the many designs, synthesis designs are proposed. | - |
Formato: dc.format | 91f. + 1 CD'ROM : il., grafs.,tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelos matemáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Título: dc.title | Uma análise dos esquemas do processo de modelagem matemática | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: