Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pinto, Jose Simão de Paula | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Denise Cristiane dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:40:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:40:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/35223 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/35223 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Apresenta estudo descritivo-exploratório acerca da coleta e análise de dados nas fan pages da rede social online Facebook. Objetiva a identificação de artefato tecnológico em formato de script que possibilite a extração dos dados. Aborda a caracterização das redes sociais na Internet. Em seguida descreve a rede social online Facebook e a API de desenvolvimento de aplicativos para o Facebook. Detalha o artefato tecnológico utilizado como instrumento para a coleta de dados e contextualiza o tema no âmbito das práticas de marketing de relacionamento. De caráter descritivo e abordagem qualitativa e quantitativa, emprega o estudo de campo como procedimento técnico. Para atender o propósito de fundamentação teórica acerca do objeto de estudo, foi realizada analise textual de livros, artigos e estudos anteriores, além de busca telematizada. Para a análise de evidências resultantes da coleta de dados, aplicou uma planilha eletrônica e um software específico de análise de rede social. Os resultados obtidos indicam que o uso de um instrumento tecnológico para extrair um grande volume de dados das fan pages, bem como a aplicação de técnicas de análise de rede social sobre os dados obtidos, favorecem e complementam a obtenção de insumos para as práticas de marketing de relacionamento. Ainda, permitiu identificar graficamente a difusão da informação entre os usuários da rede social online Facebook. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações | - |
Título: dc.title | Coleta automatizada e análise de dados em fan pages do facebook | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: