Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Steiner, Maria Teresinha Arns, 1957- | - |
Autor(es): dc.contributor | Góes, Anderson Roges Teixeira | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção | - |
Autor(es): dc.creator | Andrade, Pedro Rochavetz de Lara | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:52:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:52:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/35170 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/35170 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Com a atual tendência de crescimento das instituições de ensino, aumenta-se também a necessidade de melhoria na utilização dos recursos desses estabelecimentos. Entre os recursos que podem ser otimizados está a definição de uma grade horária escolar, envolvendo professores, alunos, disciplinas, horários e salas de aula. Mais especificamente, o tema deste trabalho é a geração da grade horária escolar, com a definição de dias e horários para encontros entre alunos e professores com o objetivo de tratar sobre disciplinas específicas. Para a resolução do problema foi desenvolvida uma ferramenta chamada "Classe Mestre" capaz de gerar a grade horária de instituições de Ensino Fundamental, baseada em técnicas meta-heurísticas que levem em consideração, também, as preferências dos professores. No presente trabalho são aplicados o modelo matemático de Programação Linear Inteira Binária (PLIB) e as meta-heurísticas Busca Local (BL) e Iterated Local Search (ILS) a alguns problemas. Tendo em vista que o ILS contém a BL no seu procedimento, analisam-se os ganhos que a aplicação do ILS fornece em relação à aplicação isolada da BL, bem como a dispersão de ambas as técnicas em relação à solução ótima do problema. Todos os resultados apresentados são gerados a partir da aplicação da ferramenta em estudos de caso de escolas da rede pública do Município de Araucária-PR. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Título: dc.title | Otimização na geração de grade horária escolar através de um modelo matemático e das meta-heurísticas busca local e iterated local search | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: