Configurações do processo comunicativo da leitura sob um olhar pragmático-reflexivo : as práticas leitoras de alunos do 3. ano do ensino médio

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Autor(es): dc.contributorOliveira, Jair, 1957--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação-
Autor(es): dc.creatorStaniszewski, Gabrielle-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:37:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:37:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-12-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/35128-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/35128-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Jair Antonio de Oliveira-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa: Curitiba, 20/02/2014-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Comunicação e Sociedade-
Descrição: dc.descriptionResumo: O caráter comunicacional da Leitura faz com que ela seja objeto de estudo em diversas áreas. Desta forma, as teorias desenvolvidas na Escola de Constança, inicialmente como parte dos Estudos Literários, foram sendo incorporadas ao escopo dos Estudos de Recepção no campo da Comunicação. Partindo dessas diretrizes, o pressuposto do presente trabalho está no fato da Leitura constituir um processo comunicativo e, como tal, ser passível de produção de sentidos por parte de seu leitor/receptor. A pesquisa tem como objetivo compreender, a partir de uma perspectiva Pragmática da Comunicação, quais as concepções de alunos do 3º Ano do Ensino Médio de uma escola pública em São Mateus do Sul/PR acerca das metáforas Comunicação e Leitura, antes e após uma prática reflexiva. Intentando alcançar este objetivo principal, foram propostas leituras que apresentassem gêneros textuais diversificados e temas capazes de gerar discussão em um nível "além-texto", realizando o estudo através de uma intervenção desenvolvida sob uma abordagem pragmática. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e utiliza o método da pesquisa-ação, efetivado em encontros semanais de Leitura com os alunos, e mediados pelo ambiente escolar. Para a coleta de dados, também foram utilizados questionários abertos e registros em diário de campo como materiais de apoio ao método, escritos e analisados adotando-se a perspectiva Pragmática dos usos da linguagem. Os resultados evidenciaram que os alunos despertaram o olhar para uma nova forma de compreender as metáforas em questão, se apropriaram das discussões realizadas nos encontros de Leitura e alguns passaram a praticar mais frequentemente e a apreciar o ato da Leitura. Ao final, questionam-se os abismos existentes entre teoria e prática leitora e conclui-se que a Leitura é um lugar de recepção em Comunicação que envolve inúmeras variáveis e deve ser vista como tal.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Reading's communication character causes it to be an object of study in several areas. Thus, the theories developed at Konstanz School, originally part of Literary Studies, were being incorporated into the scope of Reception Studies in Communication. Based on these guidelines, the assumption of this work is in the fact of Reading constitute a communicative process and, as such, be subject to production of meaning by its reader / recipient. The research aim to understand, from a Pragmatics perspective of Communication, the conceptions of 3rd year High School students in a public school from São Mateus do Sul/PR about metaphors Communication and Reading before and after a reflective practice. Attempting to achieve this main objective, were readings tenders offering diverse textual genres and topics open for discussion at a level "beyond the text" were proposed, performing the study through and intervention under a pragmatic approach. The research is characterized as qualitative and uses the action research method, realized by weekly reading meetings with students, and mediated by the school environment. For data collection, open questionnaires and records in field diaries were also used as method support materials, written and analyzed under a Pragmatic view of language uses. The results show that students aroused the look to a new way of comprehending the metaphors in question, appropriated from discussions of Reading meetings and some of them started to read more frequently and to enjoy the act of Reading. Lastly, question is about the distance between reading's theory and practice, and concludes that Reading is a place of receipt in Communication involving many variables, and should be seen as such.-
Formato: dc.format91f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectDissertações - Comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação-
Palavras-chave: dc.subjectPragmatica-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura (Ensino secundario)-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação-
Título: dc.titleConfigurações do processo comunicativo da leitura sob um olhar pragmático-reflexivo : as práticas leitoras de alunos do 3. ano do ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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