Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Silvana Regina Rossi Kissula, 1972- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Benice de Fátima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:49:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:49:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/35110 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/35110 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Silvana Regina Rossi Kissula Souza | - |
Descrição: dc.description | Monografia (Especialização) - Universidade Aberta do Brasil Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Politica de Educação a Distancia.Setor de Ciências da Saúde.Departamento de Enfermagem. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A necessidade de melhorar os hábitos alimentares dos escolares tem sido um desafio para os professores. O presente projeto de intervenção teve como objetivo geral conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da alimentação saudável para melhoria no rendimento escolar. O referido projeto foi implementado no Colégio estadual Ary Barroso, EFM de Wenceslau Braz com alunos da 5ª série, no segundo semestre de 2010, em cinco etapas distintas nas quais foram realizadas as seguintes atividades: nas aulas teóricas foram apresentados conteúdos sobre os malefícios da alimentação precária e os da alimentação saudável. Nas aulas práticas os alunos acompanharam passo a passo, o cultivo de uma horta na escola, sob a orientação de profissionais especializados, aprendendo desde a elaboração dos canteiros, até os períodos favoráveis e espécies propícias para o cultivo, colheita e preparo correto das espécies cultivadas, que depois foram degustadas pelos participantes. Finalizando o projeto, um grupo de alunos dramatizou a relação das crianças e jovens com as verduras e legumes, quando também expuseram charges sobre essa mesma temática. Como resultados, pode-se apontar a ocorrência de uma maior conscientização dos alunos, familiares e demais componentes da comunidade escolar, sobre a necessidade da alimentação saudável. Além disso, o cultivo da horta na escola levou os participantes a aprenderem muito sobre o cultivo de hortaliças, condimentos, plantas medicinais e a utilização das mesmas no dia-a-dia de cada um. Espera-se que estas ações possibilitem mudanças de hábitos alimentares futuros. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The need to improve the eating habits of school has been a challenge for teachers. This intervention project aimed to raise the general school community about the importance of healthy eating to improve school performance. The project was implemented in State College, Ary Barroso FSM Wenceslau Braz with students from 5th grade, in the second half of 2010, in five distinct steps in which were held the following activities: in lectures were presented content about the ravages of precarious and the power of healthy eating. The practicals the students followed step by step, grow an orchard at school under the guidance of specialized professionals, learning since the preparation of seedbeds, until the good times and species suitable for cultivation, harvest and prepare correct species cultured were apreciated by the participants. Finishing the project, a group of students in dramatic terms the relationship of children and young people with the vegetables and legumes, when also exposed charges on this same theme. As results, one can point out the occurrence of an increased awareness of pupils, their families and other components of the school community, on the need for healthy eating. In addition, the cultivation of orchard at school led the participants to learn a lot about the cultivation of vegetables, herbs, medicinal plants and their use in everyday lives. It is hoped that these actions will enable future changes in eating habits. | - |
Formato: dc.format | 41f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alimentação saudável | - |
Palavras-chave: dc.subject | Horticultura | - |
Título: dc.title | Alimentação saudável se aprende na escola : a formação de uma horta | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: