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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Ponte, Haroldo de Araujo | - |
Autor(es): dc.contributor | Mymrine, Vsevolod | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais - PIPE | - |
Autor(es): dc.creator | Praxedes, Priscila Brentan | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:26:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:26:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-05-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-05-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/35100 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/35100 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho foi desenvolvido com intuito de apresentar uma alternativa a destinação da borra residual do processo de pintura automotiva, utilizando este material rico em metais pesados como uma matéria-prima de reforço a cerâmica branca refratária. Para verificar a possibilidade de utilização destes materiais foi feito uma caracterização física, química, morfológica e mineralógica do caulim e da borra residual da tinta. Foram gerados corpos de prova com incorporações em massa seca de borra de tinta com 0%, 1%, 2%, 4% e 8% na matriz composta por caulim. Os corpos de prova manufaturados foram moldados, prensados uniaxialmente a 10 MPa e queimados em forno elétrico à 1000 °C, 1200 °C, 1250 °C e 1300 °C. Após a queima foram determinadas as novas propriedades físicas e mecânicas do material manufaturado e pode-se observar que, com o aumento da temperatura de queima e da inserção da borra de tinta houve uma diminuição da retração linear e da absorção de água. Houve também um aumento da densidade aparente e da resistência à flexão que chegou a 12,77 MPa. As análises mineralógicas por XRD demonstraram que houve a formação de novas estruturas cristalográfica, tais como: a cristobalita, e a mulita e manteve-se a rutila na estrutura cerâmica. Morfologicamente através do MEV pode-se constatar a formação destas novas conformações cristalinas pelo aparecimento de regiões vítreas e formas cristalográficas dentro dos poros. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tese | - |
Título: dc.title | Aplicação da borra da tinta automotiva na produção de cerâmica branca refratária | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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