Artefato da cultura escolar ou mercadoria? : a escolha do livro didático da física em análise

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGarcia, Nilson Marcos Dias, 1951--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorMartins, Alisson Antonio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:54:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:54:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-06-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-06-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/35023-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/35023-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Nilson Marcos Dias Garcia-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 10/03/2014-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Apresentam-se os resultados de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo identificar de que modo a cultura escolar, a produção cultural e o mercado, enquanto eixos analíticos de investigação, se fazem presentes nas considerações relativas ao processo de escolha de livros didáticos de Física realizada por professores que atuam na Educação Básica. Os sujeitos participantes da pesquisa foram professores brasileiros e portugueses que possuem características formativas e de atuação profissional semelhantes. A análise das informações obtidas permitiu perceber que os aspectos considerados pelos professores dizem respeito, prioritariamente à cultura escolar, tendo sido possível verificar que a produção cultural e os aspectos mercadológicos também se fazem presentes na escolha dos livros didáticos de Física. Quanto à influência da cultura escolar, os dois conjuntos de professores convergiram sobre a importância da presença de exercícios e de atividades experimentais nos livros didáticos e também sobre as funções cumpridas pelos livros no processo de ensino-aprendizagem de Física, denotando que suas escolhas se pautam pelas características instrumentais e referenciais dos livros. No que concerne às orientações curriculares oficiais e às propostas pedagógicas das escolas, para os professores brasileiros, por serem oriundas de distintas esferas administrativas da educação geram dificuldades à escolha de livros, o que não transpareceu para os professores portugueses, que relatam ter uma orientação única. Em relação à produção cultural, a autoria e a organização dos conteúdos de ensino motivam e influenciam a escolha de livros didáticos de Física, tendo esta questão se revelado prioritariamente para os professores brasileiros, que levantam questionamentos acerca da formação acadêmica dos autores e da organização tradicional dos conteúdos de ensino. Quanto à dimensão mercadológica dos livros didáticos, os professores portugueses a percebem em função de aspectos conjunturais da economia, e de modo mais acentuado que os brasileiros, que, pela existência de um programa governamental de compra e distribuição de livros didáticos a percebem de modo estrutural. A análise contextualizada dos eixos analíticos considerados possibilitou sustentar a tese de que os professores de Física, ao escolherem seus livros didáticos, realizam uma ponderação complexa entre a cultura escolar, a produção cultural e o mercado, e, portanto, a escolha dos livros didáticos de Física não se encerra em um determinado momento, de maneira pontual e isolada, mas se desenvolve através de um processo complexo de produção de sentidos e significados, tributário das experiências formativas e profissionais dos professores em articulação com as características dos contextos culturais, econômicos e sociais em que estes se inserem..-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This paper presents the results of a qualitative research which aimed at identifying how the school culture, the cultural production and the market, considered as analytic frameworks, have been present in the textbooks selection process. The research focused on the selection process of physics textbooks, conducted by teachers who work at the elementary education level. The research saw the participation of Brazilian and Portuguese teachers, who hold similar academic and professional background. Regarding the selection process of physics textbooks, the data analysis revealed that teachers consider mostly aspects related to the school culture, as well as the cultural production and market aspects. As for the influence of the school culture, the two groups of teachers agreed about the importance of the presence of exercises and experimental activities in the books. They also agreed about the functions performed by the books in the process of teaching-learning physics, indicating that their choices are based on the instrumental and referential characteristics of the textbooks. Regarding the influence of the official curricular orientations and the schools' pedagogical proposals, the Brazilian teachers affirmed that orientations originated from different administrative sectors generate difficulties when choosing the books, which was not the case with the Portuguese teachers, who receive one single orientation. As for the cultural production, the authorship and contents organization motivate and influence the choice of physics textbooks, especially when it comes to the Brazilian teachers. They usually inquired about authors' academic formation and issues related to content organization. The Portuguese teachers understand the market aspect of textbooks as connected to economic conjectural elements, differently than Brazilian teachers, who perceive the textbooks in a structural manner due to the governmental program of purchase and distribution of books. The analysis of these elements enabled the elaboration of a thesis centered on the idea that physics teachers perform a complex assessment when choosing their textbooks. Some of the points considered are the school culture, the cultural production and the market. This means that the selection process is not executed in one single moment, but instead over the course of a complex process of production of meanings and significances. This process is influenced by the professional and background experiences of the teachers, together with the cultural, economic and social contexts in which they are inserted.-
Formato: dc.format214 f. : tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Livros didaticos-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos - Avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleArtefato da cultura escolar ou mercadoria? : a escolha do livro didático da física em análise-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.