Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Portella, Kleber Franke | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais - PIPE | - |
Autor(es): dc.creator | Guimarães Junior, Paulo Vergilio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:09:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:09:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/35021 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/35021 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A pesquisa teve foco no desenvolvimento de dispositivos e acessórios de concreto armado para redes de distribuição de energia elétrica, voltados à proteção das estruturas de concreto contra impacto provocado pela colisão veicular, como também, sistemas de emendas em postes modulados de seção transversal duplo T e circular. Foram executados ensaios de campo a partir da construção de via férrea para o deslocamento de veículo de carga, com características técnicas capaz de simular a colisão de um automóvel de 1000 cilindradas, a uma velocidade de 50 km/h contra postes de concreto armado. Com base nas propriedades dos materiais e no comportamento mecânico frente aos esforços gerados, definiu-se um sistema de proteção tipo luva para sobrepor a região do impacto. A segunda etapa do experimento consistiu na execução de ensaios com postes modulados, foram testasdas diferentes configurações de emendas para suportar esforços durante as operações de içamento e originados no ensaio de elasticidade. Contra o poder destrutivo da força de colisão veicular, foi aprovada luva composta de polímero reforçado, material fabricado com fios de fibra de vidro entrelaçados e impregnados em resina poliéster, quando sobreposta na região do impacto transfere para o material de enchimento parcela de energia que é dissipada pela deformação dos materiais, o que reduz a ação da força cortante. Os resultados obtidos para sistemas de emendas em postes de seção duplo T não foram satisfatórios, especialmente em função do fator de forma, gerando elevadas tensões concentradas na borda inferior da seção. Foi evidenciado escorregamento da armadura por falta de ancoragem, fator agravado pela distribuição irregular da armadura transversal. Já, o desempenho do sistema de emenda para postes de seção circular se mostrou eficiente frente aos esforços, sendo as operações de montagem desempenhadas com facilidade e por isso consideradas procedentes pelas equipes de instalação. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tese | - |
Título: dc.title | Estudo e desenvolvimento de dispositivos acessórios de postes de concreto armado para redes de distribuição de energia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: