Geometria e simulação de rotatórias

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Autor(es): dc.contributorCumin, Liliana Madalena Gramani, 1964--
Autor(es): dc.contributorKaviski, Eloy-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Sandro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:18:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:18:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-02-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-02-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/35001-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/35001-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profa. Dra. Liliana Madalena Gramani-
Descrição: dc.descriptionCo-Orientador: Prof. Dr. Eloy Kaviski-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas e Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia. Defesa: Curitiba, 24/02/2012-
Descrição: dc.descriptionBibliografia: fls. 76-78-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Programação matemática-
Descrição: dc.descriptionResumo: Neste trabalho apresenta-se um estudo na rotatória que se localiza no trevo Cataratas (Cascavel-Pr), buscando relacionar os congestionamentos com as condições geométricas da rotatória como o número de entradas, saídas, tamanho das pistas entre outras. O modelo utilizado baseia-se no modelo da onda cinética, o qual é um modelo hidrodinâmico, na escala macroscópica. Para a resolução do modelo utilizouse simulação computacional, sendo que para cálculo da densidade, fluxo e velocidade foi aplicado aproximações por diferenças finitas. Os dados do fluxo de veículos no local foram fornecido pela concessionária de pedágios Ecocataratas que administra a rodovia neste local. Durante as simulações, dois casos foram considerados, um inicialmente com a pista sem veículos e outra com a rotatória contendo veículos. Como resultado verificou-se, que as posições que apresentaram maiores problemas foram, a entradas da rotatória BR-277 sentido Foz do Iguaçu-Curitiba-Pr e o ponto onde encontra-se entradas de veículos da BR 277, BR 369 e PR 163 sentido Curitiba- Cascavel-Pr e que o dimensionamento das saídas pode ser o principal responsável pelos congestionamentos.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: In this work presented a study on the roundabout which is located in clover Cataratas (Cascavel-Pr), seeking to relate the congestion with the geometric conditions of the roundabout as the number of entrances, exits, size among other clues. The model is based on the kinetic model of the wave, which is a hydrodynamic model, on a macroscopic scale. To solve the model we used computer simulation, and for calculation of density and flow rate was applied finite difference approximations. The data flow of vehicles at the site were provided by the concessionaire Ecocataratas toll highway that runs this site. During the simulations, two cases were considered, initially with a runway without vehicles and other vehicles with rotary containing. As a result it was found that the positions that had major problems were the entrances to the roundabout towards Foz do Iguaçu-Curitiba-Pr point where you will find entries of vehicles in BR 277, BR 369 and PR 163 towards Curitiba-Cascavel-Pr and the scaling of the outputs can be primarily responsible for congestion.-
Formato: dc.format78f. : il. , grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectDiferenças finitas-
Palavras-chave: dc.subjectRotifero-
Palavras-chave: dc.subjectTransito - Fluxo-
Palavras-chave: dc.subjectModelos matemáticos-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise numérica-
Título: dc.titleGeometria e simulação de rotatórias-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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