Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hass, Iris, 1973- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Alcantara, Jaqueline Cristina Rodrigues de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:13:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:13:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/34891 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/34891 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Iris Hass | - |
Descrição: dc.description | Monografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Tayassu pecari é uma espécie de porco do mato, também conhecida como queixada, que é encontrada na América do Sul e está ameaçada de extinção devido à caça e destruição do seu habitat natural. Pelo fato de serem utilizados na alimentação e também de sua carne ser muito saborosa, estes animais vem sendo criados em cativeiros. Pouco se sabe sobre as características genéticas desta espécie, portanto é importante realizar um estudo sobre sua variabilidade genética, procurando meios para minimizar possíveis alterações na diversidade genética causada pela condição de cativeiro. A análise da variabilidade pode ser estudada através da utilização de loci de microssatélites, e neste trabalho foram compilados dados de vários experimentos do laboratório de Citogenética Animal, os quais utilizaram iniciadores desenvolvidos para Sus scrofa domestica (porco doméstico), em animais provenientes de dois criadouros do Paraná. Amostras de sangue foram coletadas e o DNA extraído foi amplificado através da PCR, em seguida visualizado em gel de poliacrilamida e revelado em nitrato de prata. Após este procedimento, foram utilizados dois softwares: GDA (utilizado para calcular a Heterozigosidade Esperada e Observada, e o coeficiente de endocruzamento) e Arlequin (utilizado para calcular o Fst, para dizer se há estruturação dentro da população). Assim verificou-se que a maioria dos indivíduos estudados amplificou alelos em homozigose, sendo que a Heterozigosidade Esperada foi 0,64 (média das duas populações) enquanto que a Heterozigosidade Observada foi de 0,16, resultando no número de indivíduos homozigotos maior que o esperado. Em relação à estatística F obteve-se Fis=0,21, resultado que indica que está ocorrendo endocruzamento. O presente trabalho verificou que a taxa de indivíduos homozigotos é elevada nas duas populações, o que pode ser explicado pelo fato de serem animais criados em cativeiro, sendo importante estabelecer medidas de manejo nos criadouros, como a permuta de indivíduos, para permitir a troca de alelos nas sub-populações e evitar a perda da variabilidade genética. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mamífero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Animais silvestres em cativeiro | - |
Título: dc.title | Contribuições sobre a variabilidade genética em Tayassu pecari utilizando loci de microssatélites em animais provenientes de criadouros de estado do Paraná | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: