
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Fraga, José Roberto | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração | - |
| Autor(es): dc.creator | Barbosa, Cleber Trindade | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:30:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:30:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-03-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-03-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/34859 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/34859 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente estudo aborda os determinantes da satisfação de alunos regularmente matriculados em cursos de graduação ofertados na modalidade à distância pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil na Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO. Os objetivos do trabalho foram, por meio da utilização do modelo TAM (SAHIN e SHELLEY, 2008) acrescido de um construto específico para qualidade percebida (WALTER, 2006), verificar a influência do conhecimento de informática na utilidade percebida e na satisfação dos alunos dos cursos pesquisados; verificar a influência da flexibilidade da EaD na utilidade percebida e na satisfação dos alunos dos cursos pesquisados; verificar a influência da utilidade percebida na satisfação dos alunos dos cursos pesquisados; verificar a relação entre a qualidade percebida com a satisfação dos alunos nos cursos pesquisados; demonstrar a influência da aceitação de tecnologia e da qualidade. A coleta de dados foi realizada nos meses de outubro e novembro de 2013 por meio de uma survey, com questionário estruturado, aplicado a 454 alunos dos cursos de Administração Pública, Arte- Educação e Pedagogia na modalidade a distância, dos quais foram extraídos 288 casos validos para compor a análise. Foi realizada uma análise fatorial exploratória utilizando o software SPSS (v. 22) e uma análise fatorial confirmatória com o uso do software LISREL™ (versão 8.80) para verificar a unidimensionalidade dos construtos propostos pela literatura, além da construção de um diagrama de caminhos conforme o modelo proposto para verificar os impactos dos determinates sobre a satisfação. Como principais resultados cabe destacar: multidimensionalidade do construto qualidade; o construto exógeno qualidade exerce forte influência na satisfação; o construto exógeno conhecimento de informática não afeta diretamente a satisfação, contudo sua influência na satisfação se dá indiretamente pela utilidade percebida. O construto endógeno flexibilidade é influenciado pelo conhecimento de informática. O construto endógeno utilidade percebida é influenciada tanto pela flexibilidade quanto pelo conhecimento de informática. A satisfação não é influenciada diretamente pela flexibilidade. Foi possível constatar também que o conhecimento de informática compartilha grande porção de variância com a qualidade percebida. A execução do presente trabalho se justifica tanto pela intenção de contribuir para o avanço deste campo de pesquisa, dada sua singularidade, por tratar-se de um campo de pesquisa até então pouco explorado no contexto brasileiro. É importante ressaltar a necessidade de que a pesquisa seja replicada em outros contextos e instituições para que se torne possível a generalização dos resultados alcançados. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino a distância | - |
| Título: dc.title | O impacto da qualidade e da tecnologia como determinantes da satisfação de alunos de graduação na modaliade de EAD em uma instituição de ensino superior | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: