Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Aires, Joanez Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | - |
Autor(es): dc.creator | Turin, Jussara | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:59:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:59:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-03-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-03-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/34842 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/34842 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Tendo em vista a importância do Livro Didático na educação brasileira e os altos investimentos do Governo Federal na operacionalização do Programa Nacional do Livro Didático, esta pesquisa tem por objeto de estudo o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e neste o Livro Didático de Química. Buscou-se investigar fatores que influenciaram o professor de Química na escolha do Livro Didático aprovado no PNLD/2012. A pesquisa faz parte do Programa Observatório da Educação - Edital 01/2008 - SECAD/INEP/CAPES, Projeto 3284, intitulado "Inovações Educacionais e Políticas Públicas para Melhoria da Educação no Brasil" a qual tem como objetivo analisar os impactos das políticas educacionais nas redes escolares. O interesse desta pesquisa foi de investigar a efetividade da Política Pública do Programa Nacional do Livro Didático PNLD/2012, cuja proposta é a de que o professor da Educação Básica escolha livros, a partir de uma seleção de obras didáticas que passam por uma avaliação criteriosa, proposta pelo MEC/SEB realizada por especialistas, e a partir de então, são selecionados os livros para a escolha. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujos dados desta pesquisa foram produzidos a partir de documentos acerca do Livro Didático, aplicação de questionário para cento e trinta e dois professores e entrevista com dez professores, todos docentes da disciplina escolar Química da Educação Básica da rede estadual do Paraná. Para a análise das entrevistas, utilizamos a Análise Textual Discursiva. Obtivemos como resultados dos fatores de influência no processo de escolha, a pouca utilização do Guia PNLD, as interferências das editoras, a aspectos relacionados à formação do professor. Nesse sentido, percebe-se que o PNLD necessita de reorganização quanto a sua operacionalização, principalmente no que diz respeito a comunicação entre o MEC/SEB e a escola. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa Nacional do Livro Didático (Brasil) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
Título: dc.title | Livro didático de química - PNLD/2012 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: