Livro didático de química - PNLD/2012

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAires, Joanez Aparecida-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática-
Autor(es): dc.creatorTurin, Jussara-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:59:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:59:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-03-11-
Data de envio: dc.date.issued2014-03-11-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/34842-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/34842-
Descrição: dc.descriptionResumo: Tendo em vista a importância do Livro Didático na educação brasileira e os altos investimentos do Governo Federal na operacionalização do Programa Nacional do Livro Didático, esta pesquisa tem por objeto de estudo o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e neste o Livro Didático de Química. Buscou-se investigar fatores que influenciaram o professor de Química na escolha do Livro Didático aprovado no PNLD/2012. A pesquisa faz parte do Programa Observatório da Educação - Edital 01/2008 - SECAD/INEP/CAPES, Projeto 3284, intitulado "Inovações Educacionais e Políticas Públicas para Melhoria da Educação no Brasil" a qual tem como objetivo analisar os impactos das políticas educacionais nas redes escolares. O interesse desta pesquisa foi de investigar a efetividade da Política Pública do Programa Nacional do Livro Didático PNLD/2012, cuja proposta é a de que o professor da Educação Básica escolha livros, a partir de uma seleção de obras didáticas que passam por uma avaliação criteriosa, proposta pelo MEC/SEB realizada por especialistas, e a partir de então, são selecionados os livros para a escolha. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujos dados desta pesquisa foram produzidos a partir de documentos acerca do Livro Didático, aplicação de questionário para cento e trinta e dois professores e entrevista com dez professores, todos docentes da disciplina escolar Química da Educação Básica da rede estadual do Paraná. Para a análise das entrevistas, utilizamos a Análise Textual Discursiva. Obtivemos como resultados dos fatores de influência no processo de escolha, a pouca utilização do Guia PNLD, as interferências das editoras, a aspectos relacionados à formação do professor. Nesse sentido, percebe-se que o PNLD necessita de reorganização quanto a sua operacionalização, principalmente no que diz respeito a comunicação entre o MEC/SEB e a escola.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Título: dc.titleLivro didático de química - PNLD/2012-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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