O processo de trabalho dos enfermeiros de um hospital público de ensino

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Autor(es): dc.contributorLarocca, Liliana Müller, 1961--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem-
Autor(es): dc.creatorLuccas, Daiane Siqueira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:26:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:26:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-03-11-
Data de envio: dc.date.issued2014-03-11-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/34834-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/34834-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este estudo teve por objetivo analisar as transformações no processo de trabalho dos enfermeiros de um Hospital Público de Ensino localizado no município de Curitiba, a partir da implantação do Sistema Único de Saúde. Tais transformações foram analisadas sob a ótica da produção teórica do sociólogo Norbert Elias. Considerando que a formação da sociedade não é apenas uma somatória de indivíduos, e suas identidades individuais e coletivas estão sujeitas a mudanças, denominadas por Elias como processo civilizador, tal processo foi compreendido neste estudo como a implantação do Sistema Único de Saúde. Assim, esta pesquisa identificou a construção do habitus social dos enfermeiros, composto por identidade-eu e identidade-nós. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa com análise de discurso para compreensão dos dados, os quais foram obtidos por meio de entrevista semi-estruturada aplicada a enfermeiros cujo processo de trabalho vinha desenvolvendo-se desde a implantação da Lei Orgânica do SUS em 1990. A análise de discurso foi realizada em três etapas, sendo que na primeira emergiram oito temas (integralidade, universalidade, processo de trabalho, financiamento, descentralização, hierarquização, regionalização e controle social), na segunda elaboramos as frases temáticas e posteriormente a categorização de acordo com os conceitos de Norbert Elias: figuração, interdependência e equilíbrio de tensões. Destacamos os temas integralidade, universalidade e financiamento, os quais emergiram intensamente nos discursos permitindo a discussão de seus aspectos positivos, tensões geradas bem como a percepção de que a interligação destas temáticas se faz necessária para olhar as políticas públicas de saúde como um processo civilizador. A partir da categorização das frases temáticas o conceito de figuração e equilíbrio de tensões se sobressaiu em número de frases, o que nos levou a concluir que relações estabelecidas entre enfermeiros e sistema de saúde são muito utilizadas no cotidiano dos sujeitos entrevistados e que as tensões geradas nos laços invisíveis do trabalho interferem no alcance da realização do seu objeto de trabalho. O não reconhecimento de mudanças no processo de trabalho do enfermeiro fez com que os temas e figuras relacionados ao conceito de interdependência, relações entre enfermeiro-usuário, não obtivessem o necessário destaque. Por fim, a percepção de que a implantação do SUS modificou o processo de trabalho do enfermeiro não foi identificada por estes sujeitos, porém o enfermeiro reconhece o SUS como modificador de rotinas do HC/UFPR por meio de seus princípios e diretrizes. Deste modo consideramos que as transformações induzidas pela implantação do SUS refletem no processo de trabalho deste profissional, ainda que indiretamente.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEnfermeiros-
Título: dc.titleO processo de trabalho dos enfermeiros de um hospital público de ensino-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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