Desenvolvimento de competências gerenciais do enfermeiro pelos serviços de educação permanente

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPeres, Aida Maris-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem-
Autor(es): dc.creatorSade, Priscila Meyenberg Cunha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:02:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:02:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2014-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/34715-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/34715-
Descrição: dc.descriptionResumo: O desenvolvimento de competências gerenciais do enfermeiro pelos serviços de educação permanente exigem investimento institucional e programação de ações voltadas às necessidades de sua atuação gerencial no mundo do trabalho. Este estudo teve como objetivo construir uma diretriz de educação permanente para o desenvolvimento de competências gerenciais dos enfermeiros junto aos membros do Núcleo de Enfermeiros de Educação Permanente do Paraná (NEEP/PR). Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa delineada pelo método da pesquisa-ação, composta por amostra de dezesseis enfermeiros, membros efetivos do NEEP/PR. A coleta de dados ocorreu em três etapas. Na Etapa 1, foram realizadas a construção de uma mapa conceitual e entrevistas semiestruturadas, que propiciaram um diagnóstico e a produção de um relatório síntese. A Etapa 2 constituiu-se de um seminário de discussão. Na Etapa 3, foram realizados três seminários de planejamento para a construção coletiva da diretriz. Os dados foram analisados segundo a técnica de análise de conteúdo, na modalidade temática de Bardin. A partir das categorias empíricas foi possível discutir sobre as demandas de liderança e educação permanente, bem como as dificuldades para desenvolvimento de competências gerenciais do enfermeiro nas organizações hospitalares, e, estruturar coletivamente, uma diretriz e refletir sobre os desafios de sua aplicação. A pesquisa-ação colocou-se como uma oportunidade para a reflexão sobre a realidade do processo de trabalho gerencial do enfermeiro, assim como facilitou a mobilização de saberes, ampliou a visão dos membros do NEEP/PR e possibilitou a construção em consenso da diretriz, contribuindo para a produção de conhecimentos, confirmando a necessidade e a importância de mudanças nos processos educativos e de avaliação, fundamentados em metodologias e instrumentos que permitam o desenvolvimento de profissionais consoante às políticas de recursos humanos e organizacionais contemporâneas. Considera-se a necessidade de novas pesquisas, principalmente, relacionadas à avaliação do impacto dos programas de desenvolvimento de competências gerenciais realizados, possuindo como critérios as políticas nacionais e internacionais de educação e saúde. Conclui-se que, é possível construir uma diretriz para o desenvolvimento de competências gerenciais do enfermeiro na lógica da educação permanente. Todavia, faz-se necessário compreender essas competências, não apenas como um atributo individual de aquisição e construção de saberes dos enfermeiros, mas contextualizada com base nas demandas das situações reais da prática laboral.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectDissertações-
Título: dc.titleDesenvolvimento de competências gerenciais do enfermeiro pelos serviços de educação permanente-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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