
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Picanço, Deise Cristina de Lima, 1969- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Morales, Lívia Fernanda | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:13:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:13:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/34693 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/34693 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Deise Cristina de Lima Picanço | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 29/03/2012 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui bibliografia | - |
| Descrição: dc.description | Àrea de concentração: Concentração educação, cultura e tecnologia | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Partindo do papel da literatura na formação de professores como a problemática dessa pesquisa, discorreremos sobre a formação de professores de língua espanhola da Universidade Federal do Paraná, entendendo a formação inicial no seu sentido continuo e subjetivo. A literatura como uma experiência do sujeito que lê com as vozes das culturas estrangeiras, tem espaço ambíguo no ensino de espanhol hoje, já que, pelas concepções normativas/formalistas de língua presentes na formação acadêmica, a literatura parece ser o lugar de manutenção de um tipo especifico de concepções estabilizadas de cultura. Partindo das noções bakhtianianas de sujeito, língua e gêneros do discurso, construímos nosso objeto de pesquisa tentando intercalar o que se tem dito no espaço acadêmico, a visão dos professores em formação e os discursos mais amplos sobre o espanhol. Para tal, realizamos entrevistas coletivas com os estudantes do curso de Letras nas quais perguntamos suas opiniões e visões sobre sua própria formação. Na ultima parte, relacionamos o dito pelos alunos com diferentes vozes sociais que surgem em documentos oficiais dos governos Espanhol e Brasileiro, assim como em manifestações publicas de associações de professores de espanhol. Tais ditos e entre essas vozes se inter-relacionam conformando um tecido de dizeres. Esse emaranhado de vozes se intensifica a partir da aprovação da lei 11.161/2005, bem como as referidas vozes sociais, desenham um novo espaço discursivo para o espanhol. Tal tecido tende a convergir com as concepções da formação docente que percebemos nas entrevistas. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: Starting from the role of literature in teacher training as the problematic of this research, we will discourse about teacher training of Spanish language of the Federal University of Parana, understanding the initial formation in its continuous and subjective direction. Literature as an experience of the subject who reads with the voices of the foreign cultures, today it has ambiguous space in the Spanish teaching, since, for the normative/formalistic conceptions of language in the academic formation, literature seems to be the place of maintenance of a specific type of stabilized conceptions of culture. Starting from the Bakhtin's slight of subject, language and speech genre, we constructed our object of research trying to interpose what it has been said in the academic space, the vision of the professors in formation and the more plantiful speeches about the Spanish language. For such, we did press conferences with the students of the course of Letras in which we asked their opinions about their own formation. Finally, we connected the results of the interviews with different social voices wich appear in official documents of the Governments of Spain and Brazil, as well as in public manifestations of Associations of Spanish teachers. What was said above and between these voices interrelate conforming a Speech network. This Speech network strengthens from the approval of law 11,161/2005, as well the related social voices, draw a new discoursive space for the Spanish language. Such network tends to converge to the conceptions of the teaching training that we apprehended in the interviews. | - |
| Formato: dc.format | 140 f. : il., tabs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovich), 1895-1975 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dissertações | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores de espanhol - Formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literatura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Espanhol - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | O papel da literatura na formação de professores de espanhol : um estudo bakhtiano das vozes sociais que circulam entre estudantes de letras da UFPR | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: