Influências contextuais e culturais sobre a aprendizagem organizacional : um estudo no setor alimentício do Paraná

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Clovis Luiz Machado da-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas-
Autor(es): dc.creatorGuarido Filho, Edson Ronaldo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:24:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:24:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2000-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/34684-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/34684-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Clóvis L. Machado da Silva-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas-
Descrição: dc.descriptionResumo: Sob o respaldo de intenso processo de instabilidade ambiental, a temática da aprendizagem organizacional vem ganhando espaço na literatura acadêmica e gerencial. Entretanto, a diversidade de perspectivas e o forte viés gerencialista pouco têm contribuído para a consolidação de uma teoria explicativa sobre o tema. Analisando as influências de valores contextuais e organizacionais sobre a aprendizagem organizacional em empresas do setor alimentício do Estado do Paraná, a presente pesquisa contribui com esse debate, integrando aspectos cognitivos, culturais e institucionais, na investigação da natureza desse fenômeno enquanto processo articulado no contexto social que envolve o conjunto das organizações. Sob a hipótese de que a predisposição para a aprendizagem varia segundo o contexto institucional de referência da organização, analisou-se diversas fontes de dados secundários, com o intuito de (i) caracterizar o ambiente técnico e institucional do setor alimentício, considerando os níveis de análise regional, nacional e internacional, e (ii) construir um arquétipo para aprendizagem. Por meio de um questionário enviado às empresas instrumentalizou-se o problema proposto. O delineamento da pesquisa é do tipo levantamento com perspectiva de análise descritivo-quantitativa. Com vistas a explorar diferenças entre grupos de empresas com distintos contextos institucionais de referência, no que tange aos atributos e valores do arquétipo, utilizou-se procedimentos de análise da variância. Os resultados indicam para a validação das hipóteses de pesquisa: empresas com contexto institucional de referência de nível internacional apresentaram maiores graus de presença das características do arquétipo, enquanto aquelas com nível de análise ambiental mais restrito, foi constatada menor presença dessas características. Em face dos resultados obtidos, sugere-se um modelo apoiado sobre três pontos de construção e reconstrução: o primeiro, referente a articulação entre valores ambientais e organizacionais; o segundo correspondente a interação entre os membros organizacionais e o conjunto de valores intersubjetivos; e o terceiro, entre esses valores e a estrutura, numa lógica de mútua constituição. Expõe-se dessa maneira a dinâmica do relacionamento entre o plano de ação e o institucional, em que a aprendizagem pode ser compreendida enquanto meio e resultado recursivamente construídos, seguindo a lógica da dualidade da estrutura proposta por Giddens.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: With the intense environmental instability process as backing, the organizational learning thematic has been gaining space in an academic and managerial literature. However, the diversity of perspectives and the strong managerial bias have poorly contributed to the consolidation of an explanatory theory of the theme. Analyzing the influence of contextual and organizational values on organizational learning in companies of the food industry in the State of Paraná, this research contributes to the debate, integrating cognitive, cultural and institutional aspects to the investigation of the nature of this phenomenon as an articulated process in the social context that embraces all the organizations. Under the premise that the predisposition for learning varies according to the institutional context of the organization's reference, various secondary data sources were analyzed, aiming (i) to characterize the technical and institutional environment of the food sector and considering regional, national and international analysis levels, and (ii) to build a learning organization archetype. Through a questionnaire sent to the companies, the proposed problem was instrumentalized. The research design constitutes a survey, with a descriptive-quantitative perspective of analysis. Variance analysis was used to explore the differences of groups of enterprises with distinctive institutional contexts of reference regarding the attributes and values of the archetype. The results indicate validation of the research hypothesis: enterprises with institutional context of reference at international level showed higher presence of archetype characteristics. On the other hand, enterprises with lower levels of environmental analysis showed less presence of archetype characteristics. Based on these results, it was suggested a model supported by three points of construction and reconstruction: the first refers to the interactivity between environmental and organizational values; the second corresponds to the relation between the organizational members and their sets of intersubjective values; the third, connects these values to structure in a logic of mutual constitution. In this way, the dynamic of the relationship between the plan of action and institutions is revealed, in which organizational learning can be understood as means and results recursively constructed, according to Giddens' duality of structure.-
Formato: dc.format204 f. : grafs., tabs. ; 30 cm.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital.-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem organizacional-
Título: dc.titleInfluências contextuais e culturais sobre a aprendizagem organizacional : um estudo no setor alimentício do Paraná-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.