Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Azevedo, Ricardo Lessa | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Construção de Obras Públicas | - |
Autor(es): dc.creator | Lenz, Ana Paula | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:23:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:23:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/34337 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/34337 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Ricardo Lessa Azevedo | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Construção de Obras Públicas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Em um ambiente que apresenta o nível de iluminação deficiente ou com excesso de iluminação, poderá ocorrer o comprometimento da saúde visual, segurança e do rendimento escolar dos alunos e professores. Atentando-se aos fatos apresentados, o presente trabalho tem como objetivo avaliar se a iluminação das salas de aulas das Escolas Estaduais está de acordo com a legislação brasileira, estabelecida pela NBR 5413/ABNT – Iluminância de Interiores. O trabalho foi realizado em 03 (três) Colégios Estaduais: Colégio Estadual Quatro Pontes, Colégio Estadual Eron Domingues e Colégio Estadual Antonio Maximiliano Ceretta. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: In an environment that shows the level of poor lighting or excessive lighting, you may experience the visual impairment of health, safety and performance of students and teachers. Paying attention to the facts presented, this study aims to evaluate if the lighting of the classrooms of the state schools is in accordance with Brazilian law, established by the NBR 5413/ABNT - Interior Illuminance. The study was conducted in three (03) State Schools: Colégio Estadual Quatro Pontes, Colégio Estadual Eron Domingues e Colégio Estadual Antonio Maximiliano Ceretta. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Edifícios escolares - Manutenção e reparos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Iluminação elétrica | - |
Título: dc.title | Avaliação da iluminação das salas de aulas nos colégios estaduais do núcleo de Toledo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: