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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Morales, Gilson | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Construção de Obras Públicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Januário, Silvia Rosa Rolim de Moura | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:35:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:35:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/34334 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/34334 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Gilson Morales | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Construção de Obras Públicas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho apresenta pesquisa realizada junto à Secretaria de Estado de Obras Públicas do Paraná – SEOP, Escritório Regional de Londrina, em relação à implantação de obras públicas, na execução de reparos e reformas em escolas estaduais em funcionamento. Segundo levantamento junto à SEOP, de 2003 à 2009, a maior incidência da alocação de verbas, na região de Londrina, foi destinada à Secretaria de Estado da Educação - SEED e à Superintendência de Desenvolvimento Educacional - SUDE, no tocante a execução de obras em instituições de ensino. A maior parte da verba foi aplicada em obras de reparos das unidades escolares. A execução destas obras ocorreu durante o período de aulas, com os alunos na escola durante a execução dos serviços. A implantação de uma obra, em uma escola em funcionamento, é um processo complexo e interativo, o qual deve envolver a empresa construtora, a direção escolar, a fiscalização da obra e a comunidade escolar, cada qual com suas responsabilidades e controles. Devido a sua natureza "mutante", a implantação de uma obra não segue um padrão, uma vez que cada escola possui características próprias e serviços diversos a serem realizados. O objetivo do trabalho é fornecer dados que orientem os procedimentos de implantação de obras em escolas estaduais no tocante ao arranjo físico, acessos, recebimento e armazenamento dos materiais, fluxos, segurança do trabalho, logística, segurança dos alunos e da comunidade escolar. Serão apresentados os dados coletados e as considerações sobre os problemas identificados. O intuito é melhorar o processo de comunicação entre os envolvidos, nivelando os conceitos, facilitando a entrada da empreiteira na escola, melhorando o entendimento da direção em relação à obra que se iniciará, além de oferecer parâmetros de controle de qualidade e segurança a serem aferidos pela fiscalização do estado. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This paper presents a research conducted at the Secretaria de Estado de Obras Públicas do Paraná – SEOP, Escritório Regional de Londrina (State Board of Public Works – SEOP, Regional Office for Londrina) in regard to the implementation of public works, within the execution of repairs and renovations in state schools in operation. According to the survey done at the SEOP, from 2003 to 2009, most part of the financial resources allocated, in the region of Londrina, were destined for the Secretaria de Estado da Educação - SEED (State Board of Education-SEED) and to the Superintendência de Desenvolvimento Educacional - SUDE (Educational Development Oversight Committee –SUDE), regarding the execution of building works in educational institutions. The largest part of the funds was applied in repair works in school units. The execution of these construction works took place during the class period, being that the students were at school during the execution of the services. The implementation of a construction work, at a school in operation, is a complex and interactive process, which must involve the construction company, the school board, the work supervisors and the school community, each part with its responsibilities and its control mechanisms. Due to its changing nature, the implementation of a construction work does not follow a pattern, since each school possesses its own characteristics and the services to be executed differ. The goal of the paper is to provide data which may guide the procedures of implementation of public works in state schools regarding the physical arrangement, accesses, receipt and storage of materials, flows, work safety, logistics, student and school community safety. The collected data and the conclusions about the identified problems will be presented in the paper. The aim of this work is to improve the communication process between those involved in it, leveling concepts, facilitating the entry of the contractor at the school, improving the understanding of the school board about the construction work to be initiated, besides offering quality and safety control standards which will be assessed by state supervision. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Edifícios escolares | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas publicas - Manutenção e reparos | - |
| Título: dc.title | Análise sobre a implantação de obras públicas de reparo e reforma em escolas estaduais em funcionamento | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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