Antecedentes e conseqüencias da qualidade do relacionamento (QR)

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Autor(es): dc.contributorPrado, Paulo Henrique Muller, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em Administração-
Autor(es): dc.creatorZancan, Claudio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:20:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:20:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2005-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/34134-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/34134-
Descrição: dc.descriptionResumo: O objetivo principal desta dissertação foi o de estender os estudos de Marketing de Relacionamento realizados no contexto brasileiro. Para tanto, enfocou-se as trocas relacionais estabelecidas no Canal de Distribuição da maçã brasileira entre os produtores e as empresas distribuidoras da fruta, sob a ótica dos dirigentes responsáveis pelo processo de estabelecimento/manutenção dos relacionamentos duradouros das empresas produtoras. A coleta de dados foi desenvolvida em ambiente virtual (através da utilização da internet) e de maneira tradicional (questionário em papel). Ao todo foram mensurados 278 (duzentos e setenta e oito) relacionamentos duradouros estabelecidos entre as empresas produtoras com seus distribuidores. Com base no modelo desenvolvido, verificaram-se as relações entre os componentes do construto Qualidade do Relacionamento (Confiança, Satisfação e Comprometimento no Relacionamento) com antecedentes (Custos com o Término do Relacionamento, Valores Compartilhados e Comportamento Unilateral) e conseqüências (Propensão ao abandono do relacionamento e Cooperação) propostos. Conforme previsto pelas hipóteses extraídas de modelos já validados na literatura de Marketing de Relacionamento e da Satisfação, demonstrou-se a importância que a Qualidade do Relacionamento possui no processo de estabelecimento/manutenção das trocas relacionais entre os parceiros estudados neste canal.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectMarketing de relacionamento-
Palavras-chave: dc.subjectCanais de distribuição-
Palavras-chave: dc.subjectMaçã - Comercialização-
Palavras-chave: dc.subjectServiço ao cliente-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Título: dc.titleAntecedentes e conseqüencias da qualidade do relacionamento (QR)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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