O acompanhamento dos resultados das estratégias de marketing : um estudo de caso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorToaldo, Ana Maria Machado, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração-
Autor(es): dc.creatorKlas, Carolina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:49:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:49:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/34088-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/34088-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª. Drª. Ana Maria Machado Toaldo-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 18/03/2013-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Estratégia e organizações-
Descrição: dc.descriptionResumo: O objetivo deste trabalho foi entender como é feito o acompanhamento dos resultados do processo de implementação de estratégias de marketing em organizações com o propósito de conhecer se os objetivos são atingidos. Este estudo foi realizado através do entendimento do processo de formulação e implementação da estratégia de marketing na organização pesquisada, verificando como a empresa estudada define seus objetivos de marketing e como interpreta a diferença entre previsto e realizado, e o que faz com o resultado desta análise. Para tanto, foi utilizado o método de estudo de caso, através de entrevistas em profundidade, coleta de dados secundários (emails, atas de reuniões, apresentações de PowerPoint). Foram entrevistas as pessoas envolvidas direta e indiretamente no processo de implementação e acompanhamento da estratégia de marketing, entre eles: presidente da empresa, gerente de marketing, analista de marketing e a diretora de planejamento da agência de comunicação. A pesquisa detalhou o processo de planejamento e acompanhamento da estratégia de marketing, demonstrando às organizações quais ações e quais elementos devem ser considerados no processo de implementação de marketing, além de demonstrar o passo a passo de atividades, para garantir melhores resultados para a organização. Ela agrega aos estudos realizados por apresentar um protocolo de pesquisa com ênfase no entendimento do processo de elaboração, implementação e acompanhamento das ações de marketing. Como limitações do estudo encontram-se a questão de ser apenas uma empresa estudada, no segmento financeiro, com uma equipe enxuta de colaboradores, o que gera novos campos de aplicação e estudos.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The main objective of this paper is to understand how companies do the follow up of the marketing results and if the targeted objectives are achieved. The study is based on the understanding of the marketing's planning and implementation process of the studied organization, checking how the organization define its marketing's objectives, how it analyses the gap between the goal and the realized objectives, and what actions are taken from those results. In order to achieve that, a case study methodology was applied, through depth interviews and secondary data collection (emails, meeting reports and PowerPoint presentations). The interviews were made with the ones directly or indirectly involved in the implementation process and follow up of the marketing strategy as it follows: the president of the company, the marketing manager, the marketing analyst and the director of the communication agency. The research unveils the marketing planning and implementation process, showing organizations which are the key elements to be considered in the process of marketing implementation. It presents a step by step action plan to ensure the organization's best results. It adds to the prior studies by presenting a research protocol with emphasis on the understanding of the elaboration, implementation and follow up process of marketing. As limitations of this study we find the fact of being just one company, in the financial business, with a small team, which brings opportunities for new studies.-
Formato: dc.format96f. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento estratégico-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Título: dc.titleO acompanhamento dos resultados das estratégias de marketing : um estudo de caso-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.