Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Marcelo Carvalho dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Parana | - |
Autor(es): dc.contributor | Setor de Tecnologia | - |
Autor(es): dc.creator | Correia, Carlos Alberto de Lemos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:52:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:52:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-12-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-12-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 1997 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/33997 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33997 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta dissertação versa sobre Navegação Aérea com GPS (Global Positioning System). Comparou-se o sistema GPS com os sistemas de navegacao Loran - C, Omega e VOR/DME, a partir de informações extraídas do manual Federal Radio Navigation Plan 1995, em virtude do curto intervalo de tempo de existencia dos sistemas convencionais, previsto para sua permanência em funcionamento. Foi verificado que o sistema GPS tem o melhor desempenho na navegação. Fez-se então as comparações: das diferenças entre o posicionamento relativo (Ll) e o absoluto; das diferenças entre o posicionamento relativo (Ll/CA) e relativo (Ll); das diferenças entre o posicionamento relativo (Ll/CA) e absoluto. Estas comparações foram feitas, a partir de dados reais, os quais foram coletados a partir de um projeto aerofotogramétrico, cedido pela ESTEIO. O posicionamento da aeronave através das diferenças entre o posicionamento relativo (Ll/CA) e absoluto com GPS, foi feito. Foi verificado no posicionamento absoluto, um erro longitudinal de aproximadamente 30m, um erro transversal de aproximadamente 3m e um erro em altitude de aproximadamente 55m. Estes números permite-nos afirmar que a navegação aérea com GPS é mais vantajosa do que com os métodos clássicos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistema de Posicionamento Global | - |
Palavras-chave: dc.subject | Navegação aerea | - |
Palavras-chave: dc.subject | Satelites artificiais em navegação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Título: dc.title | Navegação aerea com GPS | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: