Modelagem do processo de aquisição de conhecimento apoiado por ambientes inteligentes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDirene, Alexandre Ibrahim-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Exatas. Programa de Pós-Graduaçao em Informática-
Autor(es): dc.creatorKrynski, Eleandro Maschio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:29:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:29:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/33957-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33957-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente tese concentra-se em descrever como o conhecimento de alto-nível sobre aspectos de experiência humana pode ser modelado, representado e, então, interpretado a fim de suportar interações de ensino e aprendizagem. A maioria das pesquisas anteriores na tutoria de Programação de Computadores tendia a se concentrar em princípios teóricos sobre a aquisição de experiência. Houve poucas implementações, ainda relacionadas a domínios específicos. Entretanto, o problema de prover uma epistemologia para a descrição de conhecimento sobre enunciados e estágios de conhecimento de aprendizes foi negligenciado. Esta pesquisa trata esse problema por meio de (1) um método baseado em grafos genéticos para gerenciar a complexidade na autoria de enunciados didáticos e (2) um processo geral para a modelagem dinâmica do conhecimento de aprendizes através da sobreposição das capacidades do domínio previamente descritas. O modelo e o método são ambos suportados por protótipos de ferramenta que foram implementados e integram o ambiente MÚLTIPLA. A avaliação do método e das ferramentas propostos foi realizada por estudos empíricos focados na generalidade dos grafos genéticos como linguagem de autoria com o objetivo de prover um arcabouço unificado para o desenvolvimento de perícias.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Título: dc.titleModelagem do processo de aquisição de conhecimento apoiado por ambientes inteligentes-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.