O discurso do enfermeiro sobre educaçao permanente no grupo focal

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMantovani, Maria de Fátima, 1956--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem-
Autor(es): dc.contributorMeier, Marineli Joaquim-
Autor(es): dc.creatorPaschoal, Amarilis Schiavon-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:45:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:45:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-17-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-17-
Data de envio: dc.date.issued2004-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/33955-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33955-
Descrição: dc.descriptionResumo: Estudo de natureza qualitativa, cujo objetivo é analisar a percepção do enfermeiro sobre educação permanente, entendida como uma habilidade de aprendizagem contínua desenvolvida pelo sujeito, durante a vida, por meio de suas relações pessoais, profissionais e sociais, no intuito de transformar-se. Os sujeitos do estudo foram enfermeiros de um hospital de ensino, que atuam na assistência, docência e em atividades administrativas. Os dados foram coletados utilizando-se a técnica de grupo focal, em seis sessões grupais gravadas em vídeo e posteriormente transcritas. Para a análise dos dados utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, que consiste em reconstruir, com pedaços de discursos individuais, discursos-síntese para expressar um pensamento ou uma representação social sobre um tema. Emergiram do material analisado cinco temas: a representação das questões educativas para os enfermeiros, a prática profissional, a representação da formação do enfermeiro, enfermeiro como educador, a representação da educação permanente, continuada e em serviço pelo enfermeiro. Esta pesquisa possibilitou entender a educação permanente como capacidade que envolve o ser humano - direcionando-o para sua formação como sujeito e como profissional que desenvolve ações gerenciais, assistenciais e educativas - e que na educação permanente estão inseridas a educação continuada e a educação em serviço, que conduzem à prática profissional eficiente e transformadora, pelo aprender constante.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem-
Título: dc.titleO discurso do enfermeiro sobre educaçao permanente no grupo focal-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.