
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Mantovani, Maria de Fátima, 1956- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Meier, Marineli Joaquim, 1964- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem | - |
| Autor(es): dc.creator | Paschoal, Amarilis Schiavon | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:19:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:19:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2004 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/33955 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33955 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Maria de Fátima Mantovani | - |
| Descrição: dc.description | Co-orientadora: Marineli Joaquim Meier | - |
| Descrição: dc.description | Dissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias da Saúde, Programa de Pós-Graduaçao em Enfermagem. Defesa: Curitiba, 2004 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui bibliografia | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentraçao: Prática profissional em enfermagem | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Estudo de natureza qualitativa, cujo objetivo é analisar a percepção do enfermeiro sobre educação permanente, entendida como uma habilidade de aprendizagem contínua desenvolvida pelo sujeito, durante a vida, por meio de suas relações pessoais, profissionais e sociais, no intuito de transformar-se. Os sujeitos do estudo foram enfermeiros de um hospital de ensino, que atuam na assistência, docência e em atividades administrativas. Os dados foram coletados utilizando-se a técnica de grupo focal, em seis sessões grupais gravadas em vídeo e posteriormente transcritas. Para a análise dos dados utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, que consiste em reconstruir, com pedaços de discursos individuais, discursos-síntese para expressar um pensamento ou uma representação social sobre um tema. Emergiram do material analisado cinco temas: a representação das questões educativas para os enfermeiros, a prática profissional, a representação da formação do enfermeiro, enfermeiro como educador, a representação da educação permanente, continuada e em serviço pelo enfermeiro. Esta pesquisa possibilitou entender a educação permanente como capacidade que envolve o ser humano - direcionando-o para sua formação como sujeito e como profissional que desenvolve ações gerenciais, assistenciais e educativas - e que na educação permanente estão inseridas a educação continuada e a educação em serviço, que conduzem à prática profissional eficiente e transformadora, pelo aprender constante. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This qualitative study aims to analyze the nurse's perception of permanent education, which is considered as the ability of learning continuously, developed by people through their life, in personal, professional and social relations, in order to transform themselves. The subjects of the research were nurses who work with assistance, teaching and organizational activities at a teaching hospital. Data was collect by using the Focal Group technique, in six meetings with the participants. The meetings were recorded in video, and then it was made a transcription of it. The technique employed to analyze data was Collective Subject Discourse, which attempts to reconstruct, from pieces of individual discourses, summary discourses to express a thinking or a social representation of the theme researched. Five themes came out from the analysis: nurse's representation of educational questions; professional practice; representation of the nurse professional formation; nurse as educator; and representation of permanent, continuous and service education. This study made possible to understand permanent education as the ability that involves the human being, leading him to become a professional that develops management, assisting and educative activities. Also, it is understood that continuous and service education guide the nurse, by constant learning, through an efficient and changing professional practice, and are part of permanent education. | - |
| Formato: dc.format | 104f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem | - |
| Título: dc.title | O discurso do enfermeiro sobre educaçao permanente no grupo focal | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: