Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lourenço, Mariane Lemos, 1971- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Gestão Pública | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Sônia Maria da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:36:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:36:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/33927 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33927 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Mariane Lemos Lourenço | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Gestão Pública | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O sujeito articulador da gestão democrática na escola pública é o gestor, propiciando a forma de participação de todos os segmentos da escola na gestão educacional. O que propomos neste projeto, propiciar ações compartilhadas entre o gestor da escola e instâncias colegiadas, favorecendo assim o exercício da cidadania e a prática social. A participação das instâncias colegiadas busca fortalecer a democracia. Dentro de um subsídio teórico foi realizado um questionário direcionado aos diretores das escolas estaduais de Foz do Iguaçu, com objetivo de desenvolver o Programa Comunidade Unida. A implantação deste trabalho vem ao encontro das necessidades que os gestores têm em promover a conscientização da participação da comunidade escolar | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Escolar | - |
Título: dc.title | As dificuldades na atuação do gestor escolar na rede estadual de Foz do Iguaçu-Paraná | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: