Gestão de recursos públicos : centralizar para controlar

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Autor(es): dc.contributorFrega, Jose Roberto, 1959--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Gestão Pública-
Autor(es): dc.creatorSetim, Nilse Teresinha Pissaia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:19:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:19:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-21-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-21-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/33923-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33923-
Descrição: dc.descriptionOrientador: José Roberto Frega-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Gestão Pública-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho demonstra a importância do Departamento de Compras e Licitação de uma Prefeitura Municipal e propõe duas mudanças: a criação de um modelo de funcionamento que mantenha o quadro de funcionários do mesmo em condição de efetividade, independentemente das mudanças administrativas, e a centralização de todas as compras nesse departamento. Tal condição se justifica por que a capacitação dos funcionários que compõe o DECOL, (Departamento de Compras e Licitações) é bastante especializada e deve ser atualizada em tempo real, devido à dinâmica da legislação referente aos processos para utilização de gastos públicos. Isso requer conhecimento e depende de gastos de verbas públicas nas constantes capacitações. Da mesma forma, foram feitos estudos sobre a Lei 8.666.93 – Lei das Licitações os quais mostram que devem ser obedecidos princípios básicos para realização de compras públicas e que a licitação é o momento da efetivação de um processo que passou por fases específicas de elaboração. A observação do funcionamento do DECOL da Prefeitura de São José dos Pinhais, sempre a luz da Lei 8666/93, deixa claro que os processos licitatórios são indispensáveis para evitar a má utilização de recursos públicos e que podem ser feitas licitações sob diferentes formas: Concorrência, Tomada de Preços, Convite, Concurso, Pregão e Leilão. Também são apresentados alguns problemas comuns na apresentação da documentação das empresas licitantes e citadas irregularidades que possam ocorrer, caso haja despreparo das partes envolvidas no procedimento: agentes de órgãos públicos e empresas licitantes. Um bom processo licitatório evita a má utilização dos recursos públicos-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectLicitação-
Palavras-chave: dc.subjectCompras (Serviço público)-
Título: dc.titleGestão de recursos públicos : centralizar para controlar-
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