Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Luzia Vidal de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduaçao em Métodos Numéricos em Engenharia | - |
Autor(es): dc.creator | Martins Júnior, Celso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T22:56:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T22:56:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-12-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-12-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/33837 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33837 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa tratou da implementação de um modelo baseado na programação matemática para elaborar uma proposta de consolidação de cargas1 e roteamento de veículos de entrega dos produtos de uma indústria de embalagens, com intuito de direcionar o Planejamento da Programação de Produção ao atendimento dessas cargas. Com isso, busca-se a redução dos custos do frete e dos atrasos de entrega, efetuando ainda, o melhor aproveitamento das capacidades das cargas dos veículos. A partir dos dados dos pedidos dos clientes e entrevistas com os responsáveis da empresa, foram detectadas as características do problema, pelas quais foram definidos os procedimentos para o modelo, direcionando-o a soluções adequadas a realidade da empresa. Para construção das rotas foram selecionadas quatro heurísticas com objetivo de verificar a mais adequada, sendo elas: Algoritmo do Vizinho Mais Próximo, GRASP, Savings de Clarke e Wright com parâmetro modelar e Heurística de Mole e Jameson. Foram efetuados diversos experimentos buscando explorar o universo de soluções geradas por elas, a partir dos parâmetros das formulações. Também foram efetuados experimentos quanto à forma de utilização do veículo de menor capacidade e de alguns procedimentos definidos a algumas das heurísticas. Foram aplicados métodos de melhoria das soluções, que se mostraram eficientes em todos os experimentos. Obteve-se ótimos resultados com as heurísticas, que apresentaram soluções com redução dos custos do frete e dos atrasos de entrega, demonstrando que a abordagem através modelagem matemática do problema, foi bem dimensionada às necessidades da empresa. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações | - |
Título: dc.title | Abordagens heurísticas para consolidação de cargas e roteamento de veículos de entrega dos produtos de uma indústria de embalagens | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: