Programa Reuni nas Instituições de Ensino Superior Federal [IFES] brasileiras

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lauro Brito de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em Contabilidade-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Andre Junior de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:40:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:40:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/33785-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33785-
Descrição: dc.descriptionResumo: Diante do atual contexto, onde uma gama de recursos foi disponibilizada para as Universidades Federais de Ensino Superior (IFES) provenientes de importantes políticas públicas, tais como o REUNI, o presente estudo trata da avaliação da eficiência das universidades federais brasileiras. O objetivo do estudo consistiu em verificar a influência do REUNI na eficiência das IFES Brasileiras em dois períodos distintos, considerados período Pré-REUNI (2006-2007), e REUNI (2008-2012). A metodologia desenvolvida consiste no uso interativo de técnicas estatísticas (teste t e métrica de distância euclidiana) e Análise por Envoltória de Dados (DEA). Por meio da técnica de Análise Envoltória de Dados, foi possível identificar as IFES consideradas eficientes e não eficientes ao longo dos anos analisados, assim como identificar os indicadores projetados e as folgas apresentadas para estes indicadores, bem como seus benchmarks. A mensuração foi realizada utilizando indicadores educacionais de gestão (considerados como inputs e outputs) propostos pelo TCU, que foram coletados junto aos relatórios de gestão disponibilizados nos sites das instituições. As universidades federais avaliadas foram consideradas operacionalmente eficientes, sendo que somente uma instituição alcançou scores de eficiência máxima em todos os anos. Para cada uma das demais instituições as consideradas ineficientes, a metodologia identificou ações e estratégias de melhoria da sua eficiência. Nos resultados das estimações das fronteiras, em determinados anos as IFES podem ser consideradas em sua grande maioria eficientes dentro do grupo analisado, considerando suas particularidades, tendo em vista que os scores foram relativamente elevados. Foi constatado também que de acordo com os valores apresentados, as universidades demonstraram variações de um ano para o outro com queda de produtividade para a maioria delas. Foram considerados como produtos na análise o conceito CAPES e a taxa de sucesso na graduação, sendo assim as IFES consideradas eficientes em sua totalidade são aquelas que possuem uma boa oferta e estrutura dos cursos de pós-graduação (nível stricto sensu) e maior número de diplomados por ano. Ao final do estudo foi elaborado um ranking de eficiência para o qual, além dos indicadores assumidos como produtos na análise, foram coletados também os scores de eficiência calculados. No ranking elaborado, a UFRJ, UFRGS e UFMG ocuparam as primeiras posições e a UNIFAP e UFF as últimas posições. Os resultados apontam que o aumento dos recursos provenientes do REUNI não alteraram os resultados apresentados anteriormente, pois aquelas IFES que já trabalhavam com eficiência, continuaram eficientes. Para pesquisas futuras, sugere-se que estas trabalhem para confirmar os resultados deste estudo, pois se torna necessário examinar a realidade vivenciada por cada IFES separadamente, utilizando metodologias e variáveis mais direcionadas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectDissertações-
Título: dc.titlePrograma Reuni nas Instituições de Ensino Superior Federal [IFES] brasileiras-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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