Cuidar/gerenciar

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem-
Autor(es): dc.contributorLenardt, Maria Helena-
Autor(es): dc.creatorWillig, Mariluci Hautsch-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:13:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:13:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-25-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-25-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/33708-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33708-
Descrição: dc.descriptionResumo: Trata-se de estudo de natureza qualitativa, que teve como objetivo discutir e refletir com osprofissionais de Enfermagem o gerenciamento do cuidado nas Unidades de Hemodiálise dacapital, Curitiba-Pr. O estudo foi ancorado na metodologia da Pesquisa Convergente-Assistencial (PCA) proposta por Trentini e Paim (1999, 2004), que tem como característicaprincipal a articulação intencional da pesquisa com a prática assistencial, princípio este quenorteou todo o desenvolvimento deste trabalho. A trajetória metodológica desenvolvida noestudo propiciou o levantamento das informações necessárias para a composição da pesquisa,por meio da observação participante (descrição do cenário pesquisado), das entrevistasindividuais (levantamento de dados sobre o perfil das enfermeiras e suas percepções a respeitodo gerenciamento do cuidar); e da oficina de prática educativa (discussão coletiva). Para aordenação e análise dos discursos utilizou-se a proposição metodológica de Lefèvre e Lefèvre(2003), denominada Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), que consiste em reunir os discursosprofessados pelos participantes da pesquisa, sinalizando a presença de um sujeito individual,mas expressando uma referência coletiva, na medida que o individual fala em nome de umacoletividade. Os discursos coletivos, coletados nas entrevistas, abordaram o conceito degerenciamento do cuidar, as estratégias utilizadas, bem como as dificuldades encontradaspelas enfermeiras no gerenciamento do processo de cuidar. Na oficina de prática educativa osdiscursos foram construídos a partir de três temáticas centrais: a realidade do processo degerenciamento nas clínicas de hemodiálise, o idealizado pelas enfermeiras como práticagerencial do cuidar, e o terceiro momento, o diagnóstico do possível, abordando possibilidadese sugestões levantadas pelas enfermeiras para fomentar a convergência do cuidar/gerenciar noprocesso de cuidar na Rede de Hemodiálise. Os resultados da pesquisa apontaram a existênciade conflito entre gerenciar o cuidado e prestar cuidado direto ao paciente, resultante, segundo avisão das enfermeiras, do excesso de atividades administrativas burocráticas desenvolvidas porestas, do número inadequado do pessoal de enfermagem e da ausência de um planejamentoefetivo. Para buscar minimizar a dicotomia existente entre o cuidar e o gerenciar, as enfermeirassugeriram a formação de um grupo permanente de discussão, reflexão e planejamento.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectCuidados de enfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem - Prática profissional-
Palavras-chave: dc.subjectHemodiálise-
Título: dc.titleCuidar/gerenciar-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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