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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Brenner, Sergio | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias da Saúde. Programa de Pós-Graduaçao em Clínica Cirúrgica | - |
Autor(es): dc.creator | Guérios, José Roberto Ribeiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:37:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:37:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-11-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-11-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-11-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/33707 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33707 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O rápido avanço da ciência teve grande impacto no ensino médico tradicional, cujaabordagem era centrada no professor como gerente e determinador do ritmo deaprendizagem dos alunos. A revolução da informação, no entanto, complicou o antigomodelo, sustentado em estruturas departamentais inflexíveis e currículos estanques,criando insatisfação entre os alunos e frustração entre os professores. O uso apropriadoda Internet, embora ainda não testado, tem sido empiricamente proposto como soluçãopara esse problema. Qual o impacto do uso da Internet na educação médica? Os alunosteriam realmente maior aprendizado? Que papel desempenha o professor nesseprocesso? Este estudo tenta responder a essas questões. Os resultados representam oprimeiro passo daquilo que deve ser um processo de avaliação multifacetado.Realizaram-se dois experimentos, sendo o primeiro com 25 alunos do primeiro esegundo períodos do curso de medicina e o segundo com 61 alunos do nono e décimoperíodos. Em cada experimento os alunos foram divididos em três grupos. No primeirogrupo foi empregado o método tradicional de ensino, com aulas teóricas e apoiodidático com livros. O segundo grupo foi ensinado com aulas teóricas e apoio didáticoatravés da Internet. O terceiro grupo usou a Internet, sem qualquer assistência deprofessores. O conteúdo didático a ser aprendido foi pré-estabelecido e era igual paraos três grupos. Os resultados mostraram que a Internet foi uma ferramenta didáticaefetiva para o ensino da medicina, com e sem a assistência direta do professor. Nosdois experimentos ela gerou maior aprendizado autônomo por parte dos alunos,especialmente aqueles mais avançados. A ação do professor mostrou-se essencial noprocesso de ensino, revelando-se ainda mais valorizada no início do curso e quandoapoiada por métodos avançados de comunicação. A Internet foi capaz de gerar maiorestímulo como método de ensino entre os alunos no final do curso, porém, não houvediferença como fator de estímulo entre os alunos na fase inicial do mesmo. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Impacto da informática - Medicina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet | - |
Palavras-chave: dc.subject | Medicina - Estudo e ensino | - |
Título: dc.title | Impacto da internet no ensino médio na Universidade Federal do Paraná | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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