
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pereima Neto, João Basílio, 1963- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Gestão Pública | - |
| Autor(es): dc.creator | Cargnin, Marcos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:49:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:49:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/33680 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33680 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: João Basílio Pereima Neto | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Gestão Pública | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente projeto visa procurar demonstrar que através de pequenos alinhamentos nos permite que tenhamos um resultado positivo de qualquer situação em nossas vidas, portanto, não existe intuito de apresentar-se nada que não exista dentro do contexto do Programa FICA, pois o mesmo desde sua origem no Governo do Estado do Paraná, à área da Educação procurou traçar linhas, para nortear a educação e levá-la a todos os níveis populacionais, para prover dentro do que o mesmo propõe uma educação a todo cidadão e reduzir a evasão escolar, procurando mostrar aos menos favorecidos pela sociedade que nem tudo está tão perdido, desde que as partes envolvidas tenham apoio e se sintam apoiadas, para retomar este começo de vida que é sua inserção social. Assim é como estou a observar e procurarei desenvolver junto ao Programa FICA alguns alinhamentos em aspectos que procurem facilitar o trabalho da coordenação, das equipes de campo e dos estagiários (as) como, por exemplo, um fluxograma demonstrando sua seqüência, pequenos detalhes na planilha que não estão sendo executados de acordo, além de gráficos que permitem avaliar a evolução do mesmo e cumprir com seus objetivos que é a incluir o cidadão no convívio social e a redução na evasão escolar | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Processo administrativo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Processos administrativos : Programa FICA | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: