A licitação no Estado do Paraná como forma de controle operacional

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Autor(es): dc.contributorRazzolini Filho, Edelvino, 1959--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Gestão Pública-
Autor(es): dc.creatorBientinez, Luiz Augusto Moro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:00:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:00:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/33661-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33661-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Edelvino Razzolini Filho-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Gestão Pública-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O objeto deste trabalho de conclusão de curso é analisar o sistema de licitações do Estado do Paraná e apontar os pontos fortes e pontos fracos do processo, além de demonstrar o funcionamento do controle operacional em consonância com a licitação, onde atua e como ocorre. As diversas Leis e Decretos Federais e Estaduais serviram de base para este trabalho e nortearam todas as proposições apresentadas, para que se enquadrem nos limites legais. O estudo da estrutura do Departamento Estadual de Administração de Material, órgão responsável pelas licitações e registros de preços do Estado do Paraná, durante alguns meses, veio a levantar alguns aspectos importantes, nunca antes abordados in loco e gerar proposições práticas, estas que, podem vir a ser exemplos a outros órgãos das demais esferas da administração pública e também motivar algumas alterações nas Leis e Decretos Estaduais. Mostra também que os problemas mais significativos em relação às aquisições no setor público não se localizam efetivamente na Lei de Licitações existente mas sim nos trâmites burocráticos e na discricionariedade do agente público frente a montagem e condução dos processos. Foi possível observar o andamento dos processos que ali chegaram e com uma pesquisa qualitativa e descritiva, num estudo de caso, obteve-se acesso aos gargalos, que geram os problemas mais comuns, e também às soluções ali utilizadas, além dos projetos de mudanças que devem acontecer. Conheceu-se o histórico de atuação do órgão e a mudança do foco de atuação do mesmo, com o passar dos anos e com as mudanças de tendências administrativas e de grupos gestores, foco este que atualmente é totalmente voltado para a aquisição. Concluiu-se que a principal ferramenta a ser utilizada para o alcance do melhor resultado é a tecnologia, que hoje encontra-se à disposição de todos, o que agilizará os processos e trará maior qualidade à aquisição e ao controle operacional na administração pública-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectLicitação-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração pública-
Título: dc.titleA licitação no Estado do Paraná como forma de controle operacional-
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