Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Salete Kozel | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias da Terra. Programa de Pós-Graduaçao em Geografia | - |
Autor(es): dc.creator | Medeiros, Paulo Cesar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:15:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:15:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-11-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-11-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-11-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/33583 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33583 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A escolha da água como bem natural de maior relevância nesta pesquisa, deve-se ao fato de que sua manipulação pela sociedade humana ao longo da história representou a possibilidade da sobrevivência e sua apropriação teve papel destacado na delimitação dos territórios e na formação das civilizações mundiais. O conhecimento das dimensões histórico, ecológica, política, econômica, social, tecnológica, institucional, jurídica e ambiental, que envolvem a gestão deste recurso indispensável ao ser humano e as demais espécies é uma condição sine qua non para o desenvolvimento de políticas públicas que visem minimizar os impactos ambientais e ao mesmo tempo possibilitem novos processos educacionais que avancem para o envolvimento da sociedade na gestão social da água. A capacidade de garantir a gestão dos recursos naturais pressupõe a Educação, para que os cidadãos possam entender as relações da sociedade com a natureza. A participação social nos processos de gestão dos recursos envolve diretamente a Escola. A hipótese central desta pesquisa admite que a partir da compreensão dos processos pedagógico-didáticos relacionados à água, praticados na rede de ensino pública, pode-se chegar ao conhecimento das dificuldades e potencialidades do atual sistema de ensino público em relação à educação socioambiental. A compreensão dos processos pessoais, profissionais e da prática social, pode contribuir para o conhecimento da práxis dos atuais educadores e para a definição de estratégias e novas práticas educacionais com vistas à gestão social das águas. Para a execução da coleta de campo foram selecionados 73 educadores de 20 escolas da Rede Pública Municipal e Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Município de São José dos Pinhais - Paraná. A escolha deste município deu-se pela importância da cidade e de suas micro-bacias no planejamento e gestão dos recursos hídricos do Alto Iguaçu, no estado do Paraná. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agua - Aspectos ambientais | - |
Título: dc.title | Educaçao para a gestao social das águas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: