Educaçao para a gestao social das águas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Salete Kozel-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias da Terra. Programa de Pós-Graduaçao em Geografia-
Autor(es): dc.creatorMedeiros, Paulo Cesar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:15:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:15:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-14-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-14-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/33583-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33583-
Descrição: dc.descriptionResumo: A escolha da água como bem natural de maior relevância nesta pesquisa, deve-se ao fato de que sua manipulação pela sociedade humana ao longo da história representou a possibilidade da sobrevivência e sua apropriação teve papel destacado na delimitação dos territórios e na formação das civilizações mundiais. O conhecimento das dimensões histórico, ecológica, política, econômica, social, tecnológica, institucional, jurídica e ambiental, que envolvem a gestão deste recurso indispensável ao ser humano e as demais espécies é uma condição sine qua non para o desenvolvimento de políticas públicas que visem minimizar os impactos ambientais e ao mesmo tempo possibilitem novos processos educacionais que avancem para o envolvimento da sociedade na gestão social da água. A capacidade de garantir a gestão dos recursos naturais pressupõe a Educação, para que os cidadãos possam entender as relações da sociedade com a natureza. A participação social nos processos de gestão dos recursos envolve diretamente a Escola. A hipótese central desta pesquisa admite que a partir da compreensão dos processos pedagógico-didáticos relacionados à água, praticados na rede de ensino pública, pode-se chegar ao conhecimento das dificuldades e potencialidades do atual sistema de ensino público em relação à educação socioambiental. A compreensão dos processos pessoais, profissionais e da prática social, pode contribuir para o conhecimento da práxis dos atuais educadores e para a definição de estratégias e novas práticas educacionais com vistas à gestão social das águas. Para a execução da coleta de campo foram selecionados 73 educadores de 20 escolas da Rede Pública Municipal e Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Município de São José dos Pinhais - Paraná. A escolha deste município deu-se pela importância da cidade e de suas micro-bacias no planejamento e gestão dos recursos hídricos do Alto Iguaçu, no estado do Paraná.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectAgua - Aspectos ambientais-
Título: dc.titleEducaçao para a gestao social das águas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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