O fortalecimento do ecossistema comunicativo entre os profissionais da escola via mídias : uma emergência

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Nilceia Bueno de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Autor(es): dc.creatorVriesmann, Gláucia Cristina Belasque-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:04:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:04:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-21-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-21-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/33571-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33571-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Nilceia Bueno de Oliveira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Em razão das mudanças aceleradas nas formas de pensar e agir impostos pelos avanços tecnológicos na sociedade contemporânea, o relacionamento intraescolar sofreu influências marcantes na concepção hierárquica das funções. Atualmente, o impacto se vê presente essencialmente na comunicação escolar, sendo que já não se concebe mais a conduta autoritária e individualista da equipe administrativa, que cede lugar para a ação coletiva numa perspectiva de gestão compartilhada. Na linha de pensamento de Paulo Freire a pesquisa trás a sensibilidade necessária para o bom relacionamento e respeito ao próximo e sob o olhar do professor Ismar de Oliveira Soares, um dos precursores do conceito "educomunicação" e "ecossistema comunicativo" no país, houve a prática das novas relações escolares. Objetivando aperfeiçoar o ecossistema comunicativo escolar entre professores, pedagogos e direção através das mídias existentes nas escolas públicas do Paraná, o presente trabalho intenciona a redução do distanciamento causado pela burocratização de tarefas e funções. A pesquisa realizada possuiu interação com os membros investigados, mediados pela participação direta no processo de ensino aprendizagem, definidos pela pesquisa-ação numa abordagem qualitativa. Através das mídias existentes nas escolas, devem-se democratizar as informações e comunicados, ampliar espaços para a participação responsável, desvelar os anseios da comunidade escolar e propor uma organização colegiada são algumas das ações emergenciais visualizadas na teia da comunicação escolar-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia e educaçao-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação - Estudo e ensino-
Título: dc.titleO fortalecimento do ecossistema comunicativo entre os profissionais da escola via mídias : uma emergência-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.