Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Nilceia Bueno de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Vriesmann, Gláucia Cristina Belasque | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:04:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:04:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/33571 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33571 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Nilceia Bueno de Oliveira | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Em razão das mudanças aceleradas nas formas de pensar e agir impostos pelos avanços tecnológicos na sociedade contemporânea, o relacionamento intraescolar sofreu influências marcantes na concepção hierárquica das funções. Atualmente, o impacto se vê presente essencialmente na comunicação escolar, sendo que já não se concebe mais a conduta autoritária e individualista da equipe administrativa, que cede lugar para a ação coletiva numa perspectiva de gestão compartilhada. Na linha de pensamento de Paulo Freire a pesquisa trás a sensibilidade necessária para o bom relacionamento e respeito ao próximo e sob o olhar do professor Ismar de Oliveira Soares, um dos precursores do conceito "educomunicação" e "ecossistema comunicativo" no país, houve a prática das novas relações escolares. Objetivando aperfeiçoar o ecossistema comunicativo escolar entre professores, pedagogos e direção através das mídias existentes nas escolas públicas do Paraná, o presente trabalho intenciona a redução do distanciamento causado pela burocratização de tarefas e funções. A pesquisa realizada possuiu interação com os membros investigados, mediados pela participação direta no processo de ensino aprendizagem, definidos pela pesquisa-ação numa abordagem qualitativa. Através das mídias existentes nas escolas, devem-se democratizar as informações e comunicados, ampliar espaços para a participação responsável, desvelar os anseios da comunidade escolar e propor uma organização colegiada são algumas das ações emergenciais visualizadas na teia da comunicação escolar | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia e educaçao | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação - Estudo e ensino | - |
Título: dc.title | O fortalecimento do ecossistema comunicativo entre os profissionais da escola via mídias : uma emergência | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: