Gênero propaganda e imagens : sua ideologia e intencionalidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorThormann, Águeda Teresinha Tocchetto-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Autor(es): dc.creatorVinci, Maria Aparecida da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:42:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:42:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-21-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-21-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/33569-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33569-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Águeda Teresinha Tocchetto Thormann-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho, Gênero Propaganda e Imagens: sua Ideologia e Intencionalidade partiu da experiência profissional da pesquisadora ao perceber a dificuldade de leitura apresentada pelos alunos bem como a dificuldade em perceberem ideologias e intencionalidades presentes nos textos lidos. Para tanto, foi ressaltado o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, considerando o momento histórico em que o uso desses recursos mostra-se como ferramenta para a democratização dos saberes elaborados historicamente. O objetivo geral foi de desenvolver, nas oitavas séries do Ensino Fundamental, uma pesquisa ação com o intuito de estimular a percepção da imagem como conteúdo significante na Análise do Discurso, motivando os educandos a ler e analisar as propagandas televisionadas, para que percebessem a presença da ideologia e intencionalidade do autor produtor, assim instrumentando-os para serem capazes de analisar a sociedade em que vivem. A pesquisa iniciou com a busca bibliográfica fundamentada em autores como Bakhtin, Fiorin, Lowy e Saviani, cuja finalidade foi discutir a ideologia do sistema capitalista de produção e o incentivo ao consumismo. A seguir desenvolveu-se uma pesquisa de campo do tipo pesquisa ação. Apesar da baixa faixa etária dos alunos envolvidos no trabalho, foi possível estabelecer uma relação entre o real e o que é veiculado nas propagandas remetendo aos pressupostos de Saviani (2003), que acredita ser a educação transformadora pela reflexão crítica. O que se buscou fazer foi agir pela materialidade da ação pedagógica estimulando o aluno a buscar na mídia televisiva, a fonte para refletir conceitos abstratos ali embutidos-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia e educaçao-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da Informação e Comunicação-
Título: dc.titleGênero propaganda e imagens : sua ideologia e intencionalidade-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.