
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bentes, Roberto De Fino | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Viana, Jeane Fernanda dos Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:23:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:23:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/33565 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33565 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Roberto De Fino Bentes | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Estar ocupando o cargo de Diretora Geral de um colégio, privilegiadamente, detentor de dois laboratórios de informática muito pouco utilizados pelos professores, alunos ansiosos para fazer uso da nova tecnologia em sala que fazem fila para usar os computadores no contra-turno de suas aulas, foi o que me motivou a implantar o uso do blog enquanto ferramenta pedagógica. A pesquisa em questão teve como maior objetivo analisar o comportamento de alunos e professores diante da utilização do blog dentro e fora de sala de aula. Sua implantação foi nas aulas de Língua Espanhola do CELEM – Centro de Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas e nas aulas de Artes do 1º ano do Ensino Médio. A fundamentação teórica centrou-se nas principais teorias do aprendizado e do desenvolvimento desenvolvidas por Vygotsky, J. Bruner, John Bransford, J. Lave e C. Rogers. Ao concluir o projeto, ficou claro que o uso do blog como ferramenta pedagógica é de grande valor no que diz respeito a implementação de novas tecnologias da informação tanto para alunos quanto para professores | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia e educaçao | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | - |
| Título: dc.title | O Blog em sala de aula | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: